Blog

Porque instalar um painel solar em 2022?

Entenda qual a importância de instalar um painel solar.

Crescimento de instalações nos últimos anos:

O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo. A participação das fontes renováveis nessa matriz é de 85%, e entre hidráulica, eólica e biomassa, a solar corresponde a aproximadamente 7%, sendo a maior parte de geração distribuída (consumidores que produzem a própria energia).

A capacidade instalada em energia solar continua tendo aumento expressivo a cada ano. Em março de 2022, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 14 gigawatts (GW)! Sendo que, há menos de três anos, em junho de 2019, celebrava-se a marca de 1 GW de potência instalada.

Como funciona a parte burocrática?

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, permitiu que o consumidor pudesse gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. E também fosse capaz de fornecer o excedente para a rede de distribuição, adquirindo créditos que pudessem ser utilizados nos meses seguintes.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no entanto, não é responsável por definir o custo da instalação ou a viabilidade do uso de energia solar. Com o propósito de auxiliar nesse processo, a consultoria é capaz de definir as placas voltaicas ideais baseando-se nas condições locais e média de consumo da unidade. Além disso, é capaz de avaliar o custo benefício do investimento.

Por que investir nessa ideia agora?

A Lei 14.300/2022 publicada no dia 07 de março de 2022, criou o Marco Legal da Geração Distribuída. Definiu-se que novos consumidores devem começar a pagar pelos custos associados à energia elétrica de forma gradativa até 2029.

Os consumidores que já possuem sistema de geração distribuída até a publicação da lei ou os que solicitarem a entrada no sistema de geração distribuída até doze meses após a publicação, ou seja, até 07 de março de 2023, permanecerão isentos de cobranças até 31 de dezembro de 2045.

Por que fazer a consultoria em vez da implementação direta?

Pelo fato do consumidor estar investindo em um serviço que muitas vezes demanda um custo inicial consideravelmente alto, é imprescindível que todo o processo de implementação ocorra de maneira correta e obtenha resultados que lhe proporcionem a maior assertividade possível.

Sendo assim, a consultoria se torna um passo essencial. Ajudando o cliente por meio de análises técnicas a ter uma melhor visão dos possíveis resultados e aumentando a eficiência de seu projeto com dicas e informações que são necessárias de acordo com seu projeto e sua propriedade.

Quanto tempo dura a consultoria ?

A consultoria consiste em personalizar ao máximo a elaboração de uma solução. O primeiro contato é a reunião de diagnóstico que busca coletar informações sobre as expectativas relacionadas ao projeto. Após isso, é realizada a precificação, baseada nos custos envolvidos para o estudo e transporte.

Com o orçamento definido, é apresentada a proposta final com todas as informações necessárias, incluindo as etapas do projeto. Todo o processo leva em torno de 2 meses, variando de acordo com as características do local.

Vantagens de se ter um painel solar

O uso dos painéis solares é um ótimo meio de obter economia, principalmente no momento atual no qual os consumidores sofrem com frequentes aumentos nas contas de energia. Com o uso de energia solar as residências passam a ter reduções muito consideráveis em suas tarifas. Dessa forma, tornando a energia fotovoltaica uma opção financeiramente econômica para o consumidor, que tem o retorno de seu investimento (payback) através do valor economizado que chega a ser de 50% até 95% na conta de luz.

Ademais, no Brasil temos uma radiação solar muito alta, e por isso o desempenho dos aquecedores solares é muito favorável para o uso no aquecimento de água. Pois o preço médio dessa implementação em uma residência está entre R$ 2000,00 e R$ 6.000,00.

Apesar de ser um investimento inicial elevado, é capaz de gerar um ótimo custo-benefício, e o valor varia de acordo com o tamanho do imóvel, quantidade de usuários, e se já está construído ou em fase de construção. Além disso, os painéis também exigem poucas manutenções, de forma que os mesmos se tornam cada vez mais eficientes e com custos cada vez menores.

A vantagem mais importante é que a energia solar é uma fonte de energia que causa baixos impactos ambientais. Ela é renovável, inesgotável, e sustentável também.

 Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria