Entenda o que é e de que forma podemos ajudar.
O ecossistema é composto por fatores bióticos, sendo eles a fauna e a flora, e fatores abióticos, como, por exemplo, os não vivos, como o solo, a água, o clima. Sendo assim, a vida de uma espécie, seja ela vegetal ou animal, passa pelo equilíbrio dessas condições.
Dessa forma, quando uma área que compõe o ecossistema sofre algum tipo de perturbação ou degradação, é necessária a sua recuperação para restaurar o seu equilíbrio. Uma área degradada, após sofrer forte deterioração, não é capaz de retornar ao seu estado anterior pelo processo natural.
Para isso, existe um roteiro técnico de recuperação para essas áreas, que, a partir de informações, diagnósticos, levantamentos e estudos, permitem a avaliação da degradação ou alteração e, por sua vez, a consequente definição de medidas adequadas para a recuperação da devida área.

Alguns casos em que a recuperação da fauna e flora se mostram necessárias:
- Restabelecimento de áreas de erosão em pequenos cortes no solo;
- Recuperação de áreas mineradas, após o fim das atividades;
- Restauração de matas ciliares, assim como da vegetação típica, que, por sua vez, se desenvolve às margens de cursos d’água;
- Recuperação de terrenos inclinados, em margens de estradas;
- Reabilitação de um ecossistema degradado pela presença de espécies vegetais exóticas invasoras. Ou seja, espécies não nativas que se proliferam com rapidez pelo ambiente, ocupando o espaço das espécies nativas.
E quais seriam os benefícios trazidos pela recuperação ambiental desse local?
- Conservação do solo e da água;
- Manutenção do equilíbrio ecológico;
- Prevenção contra erosões;
- Diminuição de riscos de desmoronamento em encostas;
- Diminuição do risco de assoreamento em cursos d’água;
- Aumento da fertilidade do solo e da reciclagem de nutrientes.
E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco.