Blog

Agricultura para todos: como produzir em meio urbano

Agricultura Urbana
Já ouvi falar de Agricultura Urbana? Entenda como você pode produzir o seu próprio alimento e diminuir seus gastos com mercado.

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Entretanto, temos baixas produções nos centros urbanos. Embora muitos acreditem que, para efetuar um bom plantio, gerando bons resultados, são necessários diversos equipamentos, vasta área para produção, além de um vasto conhecimento sobre agricultura, não existem pré-requisitos técnicos ou financeiros para a implementação de tal agricultura. 

O que é necessário para efetuar o plantio correto na minha propriedade?

Primeiro, é necessário analisar a propriedade em busca de um local apropriado para o plantio da cultura que você escolheu, levando em consideração a disponibilidade de água e luz solar. Posteriormente, deve-se alocar a plantação no solo, vasos, canteiros suspensos, canteiros tradicionais, pneus usados… Basicamente, o recipiente que for acessível e que comporte o plantio.  

Existem diversos tipos de plantio que podem ser utilizados na agricultura urbana, mas é importante adequar cada cultura ao seu recipiente alocado. As mais indicadas para serem alocadas em vasos pequenos são alface, espinafre, alecrim, etc.  Agora, para os vasos grandes, pode-se utilizar espécies mais robustas, desde que não possuam raízes muito profundas. Já as culturas mais indicadas para os canteiros tradicionais ou suspensos são morango, cebolinha, pimenta, dentre outras. No que diz respeito à alocação no solo, é de suma importância a sua correção e o adequamento do mesmo para as culturas desejadas. Dessa forma, a maioria das culturas tornam-se indicadas para serem implementadas diretamente no solo. 

Quais as vantagens da agricultura urbana?
Produção de acelga em caixotes, agricultura urbana.

Diferentemente da agricultura tradicional, a agricultura urbana não é focada em altas produções e no lucro financeiro. Tem como características diversificação dos alimentos em detrimento da diminuição da área plantada, menor produção, produção mais focada e personalizada para a própria pessoa. Com isso, é possível reparar que a agricultura urbana tem suas vantagens. São elas: 

  • Produção de alimentos de forma complementar;
  • Reciclagem de lixo, uma vez que podem ser usados resíduos orgânicos como adubo; 
  • A utilização de forma racional do espaço, dando funcionalidade aos locais;
  • Segurança alimentar, diminuindo a dependência do mercado;
  • Escoamento de águas da chuva e diminuição da temperatura;
  • Atividade ocupacional, podendo servir de hobbie;
  • Alimentos orgânicos, sem agrotóxicos; 
  • Diversificação dos alimentos.

A agricultura urbana possui diversas vantagens, como mencionado acima, e não é tão complicado como muitos acreditam. A produção de alimentos complementares é uma ótima alternativa aos preços abusivos das redes de mercados, tornando você autossuficiente na produção de alguns alimentos.  

E aí, pronto para produzir sem sair de casa? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria