Blog

Mudanças Climáticas: Que futuro nós teremos?

Mudanças Climáticas
Que saudade de ver o céu azul, não é mesmo? Entenda como as mudanças climáticas já estão afetando o nosso dia a dia.

Já parou para pensar por que, nesses últimos meses, o clima parece estar meio esquisito? Chuva fora de época, crise energética, aumento na conta de luz… Todas essas questões estão relacionadas às mudanças climáticas. Continue a leitura que vamos te explicar.

Pesquisas apontam que o Brasil não ficará apenas mais quente com as mudanças climáticas. O regime de precipitações também mudará. A mudança climática mais significativa será uma alteração nos padrões de chuvas. Pesquisas apontam que, no Sul e Sudeste, regiões que mais enfrentam problemas relacionados a enchentes e deslizamentos, as chuvas irão ficar mais intensas e mais frequentes. No Nordeste do país, o problema é oposto. A Região mais castigada pela escassez de água, enfrentará grande redução da quantidade de chuvas, e as secas, que já são comuns, ficarão mais frequentes.

Segundo o climatologista Carlos Nobre, estamos vivendo uma catástrofe no clima. No Brasil, 25% das emissões vêm da agricultura, 50% do desmatamento, 20% da geração de energia e 5% das industriais (exceto energia) e da decomposição de resíduos.

Confira algumas respostas dadas pelo especialista em entrevista à Tribunaonline.

  • É viável zerar as emissões líquidas mantendo as atividades essenciais? 

Sim! É possível abastecer o mundo com várias fontes de energia renovável como a energia solar e a energia eólica. É possível ter uma agricultura muito produtiva, que assegura a segurança alimentar ao mundo e emite muito menos gases.

  • É possível reverter os danos ou agora devemos lidar com as consequências? 

O tempo que esses gases permanecem na atmosfera é muito longo. Além disso, o máximo aquecimento em função do nível dos gases que existem na atmosfera hoje só será sentido daqui a 30 anos. Então os eventos extremos ficarão ainda mais extremos. Temos que lidar com isso e buscar a adaptação.

A segunda ação é a mais importante: zerar as emissões líquidas dos gases de efeito estufa (os excedentes que não são absorvidos naturalmente). 

O impacto da humanidade sobre o clima é a contestação de um fato. Não é de hoje que observamos que o clima no planeta terra está desregulado. O Brasil não está ileso a essa regra. Segundo o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) a região Sul e Sudeste do país vão sofrer com chuvas mais intensas. Já a região Norte e Nordeste vão sofrer com aumento da seca agrícola-ecológica e diminuição da frequência dessas secas.

Mas então o que pode ser feito?  
Mudanças Climáticas. Mas o que podemos fazer para reverter essa situação?

Apesar das notícias não serem as melhores possíveis, ainda há esperança. Isso porque nós temos a capacidade de interromper ou até mesmo reverter o aumento das temperaturas. Para isso, seria preciso cortar pela metade as emissões globais de gases do efeito estufa até 2030. Também precisamos zerar as emissões líquidas em meados deste século. Quando falamos em “zerar as emissões líquidas” envolve ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa o máximo possível e direcionar esforços para a utilização de tecnologia limpa.

Portanto, devemos nos ater àquilo que faz sentido para nós, aquilo que está dentro da nossa realidade e dentro das nossas possibilidades. Mudar alguns hábitos será indispensável e os desafios serão complexos, mas não impossíveis. Essa é uma luta de todos, uma luta pela natureza, pelos animais, pela saúde e pela vida.

Repense sobre os seus hábitos, dia a dia, rotina e suas possibilidades, e faça o seu melhor dentro daquilo que está ao seu alcance.

Lembre-se que o que sabemos sobre as mudanças climáticas é uma gota; o que ignoramos é um oceano. 


E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria