Blog

Microverdes: entenda o que são e como cultivá-los.

 Microverdes, ou microgreens (em inglês), são as plantas jovens, um pouco mais desenvolvidas do que brotos, mas que não obtêm o estágio de uma planta totalmente adulta. Vegetais comuns, como rabanetes, alfafa e espinafre podem ser cultivados como microverdes, que vêm conquistando o mercado da horticultura com as suas colheitas rápidas, que costumam durar entre 7 a 21 dias após a germinação (quando as folhas cotilédones estão totalmente desenvolvidas e as primeiras folhas estão verdadeiramente presentes ).

Como dito anteriormente, os microverdes dispoẽ de um ciclo curto, que garante alta rotatividade e constante comercialização dos materiais, além do uso de menos insumos (água, fertilizantes e químicos), sendo este um dos seus  grandes benefícios. Além disso, na hora de produzir, a otimização de espaço em uma pequena área ou estufa é viável para o cultivo de microverdes. Por isso, o aumento na busca e no incentivo para a produção do mesmo. Dessa maneira, queremos demonstrar a praticidade presente no cultivo de microverdes e como cultivá-los em casa. 

Materiais necessários para cultivar microverdes: você irá precisar de:

  • Sementes para microverdes;
  • Recipientes com furos, para que a água das regas possa escorrer, podendo ser um vaso, uma bandeja plástica para bolo, etc;
  • Borrifador de água;
  • Substrato (húmus, fibra de coco ou outro que possua o hábito de usar);
a estrutura dos microverdes quando se encontram em tamanho ideal para a colheita.

Passo a passo para produzir

  1. Escolha suas sementes

É possível produzir microverdes com a maioria dos vegetais folhosos – ou seja, aqueles cujas folhas são consumidas: alface, rúcula, repolho, couve, mostarda e agrião. Também existe a possibilidade de produzir a partir de ervas e temperos, como manjericão, cebolinha, salsa e coentro; ou de hortaliças, como beterraba, cenoura, girassol, ervilha e rabanete. Geralmente no cultivo normal são utilizadas poucas sementes. Na produção de microverdes, é necessário utilizá-las com mais densidade, pois cada pequena plantinha é uma semente que germinou e começou a se desenvolver. Para definir a quantidade de sementes ideal para você, leve em conta o tamanho do recipiente que está sendo utilizado.

  1. Prepare o recipiente 

Caso esteja utilizando uma bandeja, coloque cerca de 1 dedo de substrato à sua escolha. É necessário que a semente receba luz natural e não fique obscurecida pelas bordas dos vasos, jardineiras ou qualquer outro recipiente.

  1. Hora de Semear

Em seguida, espalhe uniformemente as sementes por toda a superfície do vaso, cuidando para que uma não fique em cima da outra. Você pode distribuí-las como se estivesse salpicando as sementes pelo substrato, não sendo necessário cobri-las. Em seguida, borrife água cuidadosamente até umedecer bem toda a área. 

  1. Cuidando do Alimento

Com a ajuda do borrifador, regue diariamente a sua produção, especialmente nos primeiros dias. Lembre-se: você quer manter o substrato sempre úmido, nunca encharcado. Deixe o recipiente em um local bem iluminado. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. Fique atento às indicações no verso do envelope da semente adquirida.

  1. Hora de Colher

Quando as suas plantinhas atingirem entre 6 e 8 cm, é hora de fazer a colheita. Você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento. É importante lembrar que os microverdes não irão nascer novamente: você precisará realizar um novo semeio para obter uma nova produção.

Os benefícios nutricionais dos microverdes

O valor nutricional dos microverdes deve-se à fase jovem dos vegetais, onde se encontra uma maior concentração de nutrientes, significativamente maior se comparado aos vegetais na fase adulta. Isso ocorre por eles abrangerem concentrações maiores de bioativos, como vitaminas, minerais e antioxidantes. O consumo diário desses componentes é crucial para a promoção e manutenção da nossa saúde.

 Sugestões para incluir um toque de sabor com microverdes nos seus pratos preferidos!

  • Salada de micro verdes de espinafre, com azeite e pesto;
  • Hambúrguer com micro verdes de repolho;
  • Pizza com micro verdes de manjericão;
  • Macarrão alho e óleo com micro verdes de rúcula;
  • Omelete com micro verdes de brócolis;

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria