Blog

Consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos

Você sabe o que é o consumo consciente? Entenda a importância de consumir dessa forma
O que é consumo consciente?

Consumir de forma consciente significa optar por escolhas sustentáveis na hora de comprar, usar e descartar algum produto. Um consumidor consciente deve estar atento aos impactos ambientais, sociais e econômicos que o consumo pode trazer. Estudos indicam que, se a sociedade mantiver o mesmo padrão de consumo que possui atualmente, em menos de 50 anos, seria necessário 2 planetas Terra para suprir todas as necessidades básicas dos indivíduos. Atualmente, a população gasta cerca de 30% a mais dos recursos naturais do que a terra tem capacidade de renovação. 

O consumo consciente é importante, pois incentiva as pessoas a planejar e pesquisar antes de fazer uma compra, e buscarem o equilíbrio entre a satisfação própria e a sustentabilidade global. Além disso, promove a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e a criação de muitas outras ideias que visam a melhora da qualidade de vida de todos. Portanto, as pessoas devem refletir e se conscientizar acerca dos impactos que o consumo pode trazer, sejam eles positivos ou negativos.

O ciclo de vida dos produtos

Deve-se lembrar que, dependendo de sua composição, quando um produto é descartado, ele poderá permanecer por muito tempo no meio ambiente. Sendo assim, é importante saber de onde vem e para onde vão os produtos. Analisar o ciclo de vida do produto é uma forma de dar atenção a todas as etapas do processo produtivo, como elas se relacionam entre si e com o meio ambiente e quais os impactos ambientais que esse consumo pode trazer. 

O ciclo de vida dos produtos pode ser dividido em etapas: Extração da matéria prima, design, produção, embalagem, distribuição, utilização, manutenção, reutilização e reciclagem e, em cada uma delas, existe a possibilidade de se optar por escolhas mais sustentáveis. Para isso, existe a avaliação do ciclo de vida do produto, uma ferramenta que visa mensurar os impactos potenciais que um produto pode causar ao meio ambiente e busca formas de minimizá-los. Em geral,  essa análise possui o objetivo de reduzir o uso dos recursos naturais, as emissões para o meio ambiente e a produção de lixo, além  de melhorar os pontos socioeconômicos. 

Como consumir de forma consciente?

Um consumidor consciente deve buscar consumir de forma a maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos Muitos recursos naturais são gastos para se fabricar um produto e, portanto, é necessário que a população consuma com muito mais responsabilidade. É importante destacar que o descarte correto dos produtos também é de grande importância para evitar problemas ambientais. 

Aqui vão algumas dicas para consumir de forma mais consciente:

  • Opte por empresas com um viés sustentável: Dessa forma, você ajudará os negócios sustentáveis a crescerem, contribuirá para a preservação dos recursos naturais e consequentemente para o bem estar da sociedade.
  • Diminua o uso do plástico: O plástico demora cerca de 400 anos para se decompor, e, quando não descartado da maneira correta, ele pode parar nos oceanos e causar muitos prejuízos à fauna. Portanto, sempre que possível, busque outras alternativas, como, por exemplo, sacolas de pano, escovas de dente de bambu, canudos de alumínio, embalagens biodegradáveis, esponjas vegetais e etc.
  • Se planeje antes de ir às compras:  Comprar coisas por impulso, além de gerar arrependimento, traz um impacto negativo ao meio ambiente. Uma sugestão é fazer listas para comprar somente o necessário. Dessa forma, a economia de dinheiro é garantida, além de ser muito mais sustentável.
  • Reutilize produtos e embalagens: Opte por embalagens refil ou retornáveis. Dessa forma, você contribuirá para a  diminuição da pressão por recursos naturais e energia para a produção de novas embalagens, além de gerar menos lixo. 
  • Diminua o consumo da carne vermelha: Experimente trocar a carne vermelha por alguma leguminosa. Além de ser mais saudável, você irá diminuir sua pegada de carbono, já que a pecuária possui um grande impacto na emissão de gases estufa. 
  • Ande menos de carro: Deixe de usar seu carro pelo menos uma vez na semana. Os automóveis lançam gases do efeito estufa e contribuem fortemente para a poluição do ar, causando muitos prejuízos à população. Portanto, sempre que possível, opte por utilizar bicicleta ou ir andando. 
  • Separe corretamente o lixo para reciclagem: Isole o lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico e comum). É uma atitude simples que todos podem fazer.  A separação do lixo é importante para facilitar a coleta seletiva e reduzir a contaminação do meio ambiente.
  • Faça compostagem: A compostagem é uma opção muito sustentável para o destino final do lixo orgânico. Ajuda a diminuir o mau cheiro nas lixeiras, melhora a vida útil dos aterros sanitários, previne a proliferação de animais vetores de doenças e, além disso, é uma forma de produzir adubo orgânico dentro de casa.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria