Blog

CRISE HÍDRICA: Ações que podem amenizar seu impacto

Entenda como essas soluções podem amenizar os impactos que a crise hídrica pode trazer para população

A Crise Hídrica é a decorrência dos baixos níveis de água nos reservatórios em período que deveriam se encontrar em níveis mais altos para atender as demandas da população. A ausência de água em determinadas regiões é uma realidade, mesmo o Brasil retendo quase um quinto das reservas hídricas do mundo. 

Atualmente, o Brasil apresenta alguns alertas sobre a crise hídrica, pois, de acordo com os dados da Agência Nacional de Água (ANA), por as demandas por uso de água do Brasil devem aumentar em 30% até 2030. Neste contexto, há ações que ajudam a prevenir uma eventual crise hídrica, tendo em vista que a preservação dos recursos hídricos é de extrema importância para evitar uma  situação como a de 2014. Alguns exemplos de soluções para amenizar o desperdício de água estão listadas abaixo: 

Dessalinização da Água do Mar

É uma alternativa muito utilizada em diversos países, como na Austrália e na Europa. A dessalinização é o processo de remoção dos sais dissolvidos na água do mar ou águas salobras subterrâneas, produzindo água doce. Dentre as técnicas presentes no mercado para a dessalinização, destacam-se a osmose reversa, e a destilação multiestágios. O processo da dessalinização por osmose reversa, na qual a água passa por membranas filtrantes, é responsável, por exemplo, pelo abastecimento de água no Arquipélago de Fernando de Noronha há mais de uma década. No entanto, o processo consome muita energia e os combustíveis fósseis comumente usados ​​contribuem para o aquecimento global. Além disso, a salmoura tóxica que produz polui os ecossistemas costeiros.

Captação de Água da Chuva

A captação de água da chuva apresenta uma alternativa totalmente sustentável, além de acarretar diversos benefícios, desde a economia de água à redução na conta de luz. Esta alternativa ajuda a enfrentar problemas recentes ou futuros com a escassez de água. 

Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d’água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo. Quando a cisterna estiver cheia, o excesso de água é automaticamente descartado através de um cifrão ligado diretamente na tubulação de água pluvial do sistema.

Reuso de Água

O reúso da água residuária apresenta características que permitem a reutilização para algum fim específico Por exemplo, o uso de efluentes tratados para fins benéficos, tais como irrigação, uso no processo industrial e fins urbanos não potáveis. O princípio é, antes de descartar a água, aproveitá-la ao máximo, utilizando técnicas eficientes de tratamento, para que a mesma água possa ser reutilizada várias vezes.  

Despoluição

A despoluição dos recursos hídricos corresponde em resgatar as fontes de água de vários tipos de contaminantes, tornando-a própria para consumo humano.  O uso de uma tecnologia australiana de despoluição, The Water Cleanser,  usa oligoelementos, ou microminerais essenciais para os seres vivos. Isso facilita com que as bactérias boas, que estejam no meio ambiente, se reproduzam de maneira exponencial, limpando a água poluída. A medida pode despoluir águas de rios, lagoas e bacias.

Conscientização da população

A utilização de campanhas e palestras para conscientizar a população sofre a preservação dos recursos hídricos, fazendo com que tenhamos uma maior responsabilidade no uso e no reaproveitamento da água.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria