Blog

Baixas temperaturas: Quais são as consequências para a agricultura brasileira?

Veja como e porque a frente fria que assola nosso país pode ter impactos, tanto na produção agrícola, como para o consumidor final.
Qual a importância da agricultura no Brasil?

A agricultura, desde os primórdios do país, se demonstrou como algo extremamente necessário para seu desenvolvimento. No início, servia como uma das formas de expansão territorial, delimitando fronteiras e impedindo invasões de estrangeiros. Mais adiante, passou a ter como principais tarefas prover alimentos para as cidades, gerar matérias-primas para as indústrias nacionais e ser um dos principais produtos de exportação, tendo o Brasil sido chamado de “celeiro do mundo”.

Recentemente, a agricultura teve sua importância ainda mais consolidada ao ser o único setor da economia brasileira que conseguiu manter seu crescimento mesmo nos piores períodos da pandemia. Com as informações apresentadas, é possível perceber que mudanças climáticas que afetem seu desempenho podem trazer graves consequências. Uma dessas mudanças, as baixas temperaturas, foram mais sentidas nesses últimos meses.

Porque eu deveria me preocupar com as temperaturas na hora de plantar?

Uma planta normalmente precisa de uma série de parâmetros em faixas de valores considerados bons para que possa crescer e se desenvolver da melhor forma possível, gerando o máximo de produção e, consequentemente, lucro para seu produtor. Alguns desses são: pH do solo, luminosidade, umidade do ar, temperatura e muitos outros, que devem ser considerados com muito cuidado antes de se envolver em uma produção.

Afinal, o maior retorno será alcançado quando se conseguir os maiores níveis de produtividade com o menor investimento possível. Essa última parte, muitas vezes negligenciada, é muito importante para se ter um cultivo economicamente viável. Um exemplo é a possibilidade, do ponto de vista tecnológico, de cultivar uma variável que precisa de bastante calor em uma região fria do país. Mas será que o investimento vale a pena?

Esse exemplo dado pode ser expandido para a produção nacional como um todo. O Brasil, sendo um país de extensão continental, apresenta uma série de climas diferentes em seu território, cada um mais ou menos adaptado para um tipo de produção. Caso haja mudanças bruscas, como baixas temperaturas, em decorrência do aquecimento global ou algum outro processo, uma série de prejuízos podem acontecer.

Impactos das baixas temperaturas na agricultura brasileira

Recentemente, uma frente fria registrada no estado de Goiás, notoriamente de clima quente e subúmido, fez com que o frio chegasse a congelar lavouras inteiras. Isso representa um problema bem grande para o produtor, já que as culturas precisam de certos níveis de calor para se desenvolverem e passarem por seus diferentes estágios de vida. Tendo isso negado, seu ciclo passa por problemas, fazendo com que seu estágio adulto demore mais do que o esperado ou mesmo não consiga nem germinar, fazendo com que a produção inteira seja perdida.

O consumidor das cidades, que muitas vezes nem sabe de onde o alimento que consome é produzido, também acaba sendo prejudicado. Ao ter uma menor produção de comida, o produtor consequentemente tem menos produto para oferecer aos centros urbanos, o que, dependendo da gravidade da situação, causa o aumento dos preços ou até mesmo a falta de produtos.

E aí, gostou do conteúdo? Quer começar ou já tem uma produção agrícola e gostaria de se prevenir contra esse problema? A Agrha Consultoria conta com uma equipe de graduandos em Engenharia Agrícola e Ambiental e com o auxílio de professores universitários desta graduação. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! 

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria