Blog

Olimpíadas sustentáveis. E como refletem no mundo.

A Sustentabilidade nas olimpíadas.

O planeta, cada vez mais, está precisando de atrelamos a sustentabilidade às nossas atividades cotidianas e um exemplo disso são as olimpíadas sustentáveis. Tokyo, sede das nossas olimpíadas, tem se envolvido com o tema sustentável de forma mais efetiva, como podemos ver nos jogos olímpicos. Pelo Japão já possuir uma educação mais voltada para a sustentabilidade, o entendimento sobre a importância desse tema acaba por ser mais presente na vida da população e, por isso, é natural que esteja presente nas olimpíadas de 2021. Lembrando que as olimpíadas têm se voltado á algum tempo para esse tema, como podemos ver nas olimpíadas de 2016, com a iniciativa da chamada “Floresta dos Atletas”, onde, na abertura dos jogos, foram plantadas 13.725 mudas que atletas do mundo todo carregaram durante a cerimônia.

imagem sobre olimpíadas sustentáveis
Iniciativas sustentáveis realizadas durante as olimpíadas de Tóquio.

As olimpíadas de Tokyo tiveram como tema “Seja melhor, juntos, para o planeta e as pessoas”. Assim, os benefícios dos jogos serão destinados, não apenas aos esportistas, mas também ao meio ambiente, à sociedade e à economia, além de garantir que o legado dos jogos inspirem iniciativas no Japão e nos países ao redor do mundo.

Os Jogos de Tokyo 2020 contam com o Código de Compras Sustentáveis, que assegura a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos, serviços e produtos licenciados. O pódio da cerimônia de premiação será de plástico reciclado e as medalhas serão feitas com a reciclagem de lixos eletrônicos descartados pela população japonesa. Tokyo 2020 também terá programa de compensação de carbono, uso de energia 100% renovável, uso de matéria prima de baixo impacto e redução de resíduos.

As medalhas recicladas.

As medalhas foram feitas a partir de metais extraídos de aparelhos eletrônicos, que utilizam os três materiais em peças diversas. As medalhas de ouro são feitas com 550g de prata reciclada coberta por 6g de ouro, também reciclado. Já a medalha de prata é feita com os mesmos 550g do material, enquanto a de bronze leva 450g de bronze vermelho.

imagem sobre olimpíadas sustentáveis

As medalhas olímpicas foram feitas com metal retirado do lixo eletrônico, como dito anteriormente. Seis milhões de telefones celulares usados e mais de 78 toneladas de computadores, tablets, monitores e outros aparelhos, antigos ou quebrados, recolhidos no Japão forneceram 28,4 kg de ouro, 3,5 toneladas de prata e 2,7 toneladas de bronze, já que muitos desses aparelhos contêm pequenas quantidades de metais preciosos em seus componentes. Se fossem descartados na natureza, poderiam poluir o solo e a água. 

As faixas nas quais as medalhas são penduradas também são feitas com material reaproveitado de fibras de poliéster recicladas, confeccionadas para referir-se aos padrões dos tradicionais quimonos japoneses.

Pódios olímpicos sustentáveis.

As estruturas que sustentam os vencedores foram feitas com 400 mil embalagens plásticas recolhidas em 2,5 mil pontos numa rede de supermercados japonesa. O artista plástico, Tokolo Asao, designer do pódio, explicou o processo de criação em que o plástico processado foi colocado em impressoras 3D, que confeccionaram as peças encaixáveis.

Estruturas sustentáveis.

Mais de 50% das estruturas utilizadas na competição são de instalações que já existiam, evitando, de acordo com os realizadores do evento, 80 mil toneladas de carbono. Além disso, as corridas estão sendo realizadas em ruas e estradas da cidade que foram arborizadas e pavimentadas com bloqueio solar, com o propósito de garantir sombra e o bem-estar dos atletas e trabalhadores. Até mesmo a Vila Olímpica foi construída com o propósito de atrelar mais a sustentabilidade ao evento, com a madeira doada por diversas regiões do Japão e que serão reutilizadas pela mesma comunidade após os jogos olímpicos, formando alguns estabelecimentos que se encontram na Vila. Além, das aclamadas camas feitas de papelão que provaram, não apenas serem voltadas ao tema de reciclagem e sustentabilidade, como também garantirem conforto e estabilidade.

imagem sobre olimpíadas sustentáveis

Logo, podemos concluir que esses jogos nos indicam não apenas que a sustentabilidade deve estar cada vez mais no dia a dia das nossas vidas, como também é uma forma de utilizarmos materiais de forma criativa, de preservar o planeta, economizar gastos e também, se projetado de forma correta, ser extremamente eficaz, como as olimpíadas sustentáveis.


E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria