Blog

Agricultura Regenerativa e por que utiliza-la.

imagem sobre agricultura regenerativa
Como aconteceu o surgimento da agricultura regenerativa e qual a sua importância?

A agricultura vem evoluindo no quesito inovação e, consequentemente, sustentabilidade, que, cada vez mais, não pode ser ignorado no contexto de desenvolvimento agrícola. A procura de formas de produção com mais benefícios financeiros e proteção de culturas é crescente, por exemplo a agricultura regenerativa, devido ao declínio de recursos naturais, que dificultam a vida do agricultor ao prejudicar o solo. 

Logo, a partir da Terceira Revolução Industrial, o uso de produtos biológicos e naturais começou a ser mais reconhecido e procurado pelas vantagens que traz. Assim,  o movimento de culturas orgânicas também começou a crescer e mais um passo foi dado em direção a inovação agrícola com a agricultura regenerativa, que visa a regeneração e a manutenção, não apenas das culturas, mas de todo o sistema de produção alimentar, incluindo as comunidades rurais e os consumidores.

Quais os benefícios?

A agricultura regenerativa, além de conceder ao agricultor a recuperação de solos degradados e garantir o contínuo uso destes, valoriza os micro-organismos presentes no solo, já que eles são fundamentais para a manutenção da sua qualidade. Por isso, um dos mecanismos desse tipo de agricultura é o desenvolvimento e a utilização de biofertilizantes preparados com materiais naturais e sendo produzidos de forma sustentável, que são posteriormente disponibilizados para o agricultor. Esses biofertilizantes enriquecem o solo e beneficiam a cultura com microorganismos.

Esse processo com microorganismos é responsável por disponibilizar nutrientes que existem no solo para as plantas. Logo, a regeneração do solo realizado por esse tipo de agricultura visa disponibilizar água, alimento e ar, podendo torná-lo apto para o plantio. A agricultura regenerativa também pode ajudar a reverter as mudanças climáticas, como estudado por pesquisadores, por manter a raiz do solo sem estar degradada, acarretando no processo de utilização de nutrientes sem a necessidade de utilizar carbonos armazenados. Assim, conforme o uso de compostos orgânicos a variedade de microrganismos no solo é ampliado.

imagem sobre agricultura regenerativa

E por estudos realizados recentemente pelo Instituto Rodale, se cultivarmos alimentos utilizando métodos regenerativos, seremos capazes de sequestrar mais de 100% das emissões anuais de dióxido de carbono em todo o mundo. Ou seja, além do agricultor não precisar ampliar a área utilizada, por conta do solo não estar mais degradado e sem a necessidade de grandes gastos, consegue interferir diretamente na remoção de dióxido de carbono da atmosfera.

Como tornar a agricultura regenerativa?

A agricultura regenerativa como observada é uma abordagem que utiliza dos princípios da agricultura orgânica combinados com práticas de saúde do solo e gestão da terra que imitam a natureza.

E as práticas responsáveis por tornar a agricultura regenerativa são: 

  • Rotação de culturas ou cultivo sucessivo de mais de uma planta na mesma terra;
  • Cobrir o cultivo ou o plantio o ano todo, para que a terra não fique em pousio durante as entressafras, o que ajuda a evitar a erosão do solo;
  • Cultivo conservador, ou menos aração de campos;
  • Pastagem de gado, que estimula naturalmente o crescimento das plantas;
  • Diminuição do uso de fertilizantes e pesticidas;
  • Nenhum (ou limitado) uso de Organismos Geneticamente Modificados para promover a biodiversidade;
  • Bem-estar animal e práticas justas de trabalho para os produtores;
  • O plantio cruzado, isto é, de mais de uma espécie no mesmo espaço.

Em conclusão, com as tecnologias biológicas e naturais pode-se produzir mais sem aumentar a área. Aumentando a produtividade, ajudando o meio ambiente, promovendo um mundo mais verde e fazendo parte da promoção da saúde humana.

imagem sobre agricultura regenerativa

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria