Blog

Eco Urbanismos e comunidades sustentáveis.

O que é Ecourbanismo e o que são as comunidades sustentáveis?

O Ecourbanismo e as cidades sustentáveis contemplam a ODS 11, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, essa ODS tem como intuito transformar as formas de construção e gestão dos espaços urbanos para o alcance do desenvolvimento sustentável. O conceito do ecourbanismo e as comunidades sustentáveis entram para trazer um novo planejamento que promova segurança, resiliência, qualidade de vida e sustentabilidade aos centros urbanos.

Como se tornar uma comunidade sustentável?

Dessa forma, para se tornar uma comunidade sustentável é necessário a não apenas a conscientização da importância da sustentabilidade no nosso cotidiano como principalmente para as gerações futuras, conseguindo suprir as próprias produções sem impactar de forma negativa o meio ambiente. 

Assim, sabendo que essa comunidade têm crescido cada vez mais nos últimos anos, principalmente ao observarmos  que em pesquisas relacionadas ao ramo empresarial, comprova-se que 45% da nova geração está sempre considerando recompensar empresas que são socialmente responsáveis e 57% da população mais nova têm mudado as opções de compra considerando os seus impactos no mundo, que está cada vez mais degradado. 

Esse pensamento tem influenciado diretamente no papel das empresas e produtores procurando negócios mais sustentáveis para não apenas manter o público que já atingem, como expandir seus negócios.

imagem sobre comunidades sustentáveis

Logo, a cobrança às empresas para se tornarem mais sustentáveis fazem parte de uma comunidade sustentável como também hábitos diários como economia de água, cultivo de áreas verdes, redução do uso de embalagens, preferência a artigos reutilizáveis e economia de energia.

Além da necessidade de lembrar que é uma prática comunitária, a sustentabilidade pode ser feita também nos locais públicos e privados pelo uso de um sistema de Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos, reuso e captação de água, reflorestamento, implementação de telhados verdes e painéis solares e muito mais. 

Vale lembrar que 78% das empresas atuais sabem do impacto positivo que ações sustentáveis levam para a imagem delas, mas apenas 36% atuam de forma concreta nessa área.

Entenda os benefícios…

Como alguns dos principais benefícios temos que essas cidades sustentáveis terão uma maior qualidade de vida populacional, preservação de recursos naturais, desenvolvimento econômico e uma administração voltada para as políticas verdes. Promovendo não só a sustentabilidade, mas também garantindo a qualidade de vida para as futuras gerações com o novo planejamento implementado. A partir dessa nova perspectiva é possível reduzir a poluição dos centros urbanos, aumentando e preservando o espaço de áreas verdes, promovendo uma melhor mobilidade urbana, gestão de resíduos, além de uma eficiente produção e consumo de energia. Todas essas práticas apontadas são resultados de um planejamento de ecourbanismo a fim de tornar as comunidades mais sustentáveis

Que tal alguns exemplos?

Atualmente existem grandes cidades que possuem um grande destaque no conceito de sustentabilidade, a cidade de Copenhagen faz uso de energia elétrica praticamente todos os meios de transporte utilizados, reduzindo significativamente a emissão de gases por combustíveis fósseis no transporte público da cidade. Além disso, estima-se que 50% da população já utiliza a bicicleta para se locomover. 

Outro grande exemplo é a cidade de São Francisco nos EUA, onde quase 100% do resíduo gerado é reaproveitado por meio da reciclagem, sendo um dos principais municípios referência no uso da energia limpa, vamos que São Francisco é uma referência em sustentabilidade.

Ou seja, uma comunidade sustentável é formada por ações que visam um sistema inteiro formado não apenas pela vida humana como de todos os seres que habitam esse planeta, ajudando o ambiente em que vivemos.

imagem sobre comunidades sustentáveis

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria