Blog

Construções sustentáveis alternativas

O que são as construções sustentáveis alternativas?

Muito se fala sobre arquitetura sustentável, seus benefícios e aplicações. Este conceito promove a união de projetos arquitetônicos com a sustentabilidade, minimizando os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável. Na prática, ela geralmente é reconhecida através de telhados verdes, jardins verticais, painéis solares,  entre outros.

Porém, neste texto, destacaremos as práticas de construções sustentáveis alternativas, ou seja, aquelas que tem seu valor arquitetônico sustentável e geram inúmeros benefícios, mas não são tão usuais.

Quem são as construções sustentáveis alternativas?

Uma possibilidade, que pouco se fala, para ter um bom isolamento térmico em casa, com um ar condicionado ou aquecedor natural e ainda economizando na conta de luz, é através da energia do solo, por meio de bombas de calor geotérmicas ou poços canadenses. Os quais promovem uma climatização do local agredindo menos o meio ambiente.

O primeiro, tem como finalidade resfriar e aquecer a casa, ou esquentar a água usada em chuveiros e piscinas. Seu funcionamento se dá pela utilização da temperatura do solo em profundidade, a qual não sofre variação, para trocar calor com o sistema de circuito fechado, que consiste em tubulações preenchidas com algum fluido refrigerante que faz a troca de calor do ambiente com o solo.

Esta troca de calor pode ser feita também por meio do sistema de circuito aberto, o qual utiliza uma água subterrânea para operar. Em ambos os casos, as tubulações podem ser verticais ou horizontais, permitindo sua aplicação em terrenos de todos os tamanhos.

Já o segundo, é ideal para terrenos maiores, visto que seu sistema é horizontal. Também conhecido como poço canadiano, poço provençal ou trocador de calor geotérmico é usado desde a antiguidade pelas populações persas, pelo Canadá e pela França, devido às grandes amplitudes térmicas.

Funciona tal como para as bombas de calor geotérmicas, a partir do aproveitamento da temperatura abaixo do solo, a qual não varia, porém é feita pela troca de ar em tubos do interior da residência ao solo, promovendo um maior conforto térmico.

Benefícios da implementação de construções sustentáveis alternativas

Além da promoção do conforto térmico, que  é a maior vantagem e também o objetivo da aplicações acima, existem outros benefícios de sua implementação, alguns deles são:

  • baixo custo;
  • fácil manutenção;
  • economia na conta de luz;
  • baixa geração de resíduos;
  • otimização da área útil do terreno, utilizando apenas a subterrânea;
  • substituição dos aquecedores e refrigeradores convencionais movidos à energia elétrica;
  • valorização do empreendimento.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria