Blog

Agrotóxicos e seus efeitos

Você sabia que o uso de agroquímicos têm impactos, não somente para quem consome, mas principalmente para quem aplica e para o meio ambiente?

Os agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas e agroquímicos, são utilizados na produção agrícola visando elevar sua produtividade e reduzir as doenças e pragas dos cultivos. Contudo, não geram apenas benefícios. Sua utilização pode promover diferentes desequilíbrios, tanto na esfera social, quanto ambiental.

Estes produtos foram desenvolvidos na primeira guerra mundial, mas sua disseminação e popularização só se deu na chamada “Revolução Verde”. Esta ocorreu em 1960 e tinha como objetivo mitigar a fome do pós-guerra através da agricultura. Este momento foi responsável por grandes avanços nas tecnologias agrícolas, sem, no entanto, cumprir seu principal propósito: erradicar a fome.

Impactos no Meio Ambiente

Atualmente, fala-se muito sobre os efeitos que os defensivos agrícolas têm na natureza e no meio ambiente. De acordo com pesquisas, menos de 10% dos agrotóxicos aplicados por pulverização atingem seu alvo e os que são empregados diretamente no solo ou plantas são levados pela chuva ou ação da irrigação e tem como destino final o solo, os lençóis freáticos ou outros organismos. 

Alguns dos maiores danos ao ambiente são:

  • Contaminação da água – Através do escoamento, os produtos químicos podem alcançar rios, lagos e córregos. Pela infiltração no solo, podem atingir aquíferos e lençóis freáticos, tornando sua descontaminação mais difícil e seus efeitos na sociedade, maiores.
  • Contaminação do solo – Os herbicidas são os que mais ficam retidos no solo e em diferentes graus. Esta propagação pode afetar os microrganismos benéficos e diminuir a produção de nutrientes necessários às plantas no solo, interferindo também na produção.
  • Contaminação por volatilização – Os agrotóxicos em spray podem volatilizar e gerar vapores capazes de se transportar para outras áreas, contaminando solo, água, ar e plantas de locais longe da aplicação.
  • Contaminação de organismos não alvo – Além dos animais afetados diretamente, como os insetos, e pela contaminação de águas, como os peixes, os agroquímicos afetam a biodiversidade, pois se acumulam no decorrer da cadeia alimentar e mexem no equilíbrio ecológico.
Consequências para quem aplica

No Brasil e no mundo, existem diferentes leis acerca do uso de agrotóxicos e da quantidade permitida. Entretanto, muitas vezes não são respeitadas, acarretando efeitos ainda mais nocivos. Sua exposição pode causar uma série de doenças, dependendo do produto que foi utilizado, do tempo de exposição e quantidade de produto absorvido pelo organismo, além da utilização ou não de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson e fibrose pulmonar. E os principais afetados por ela são os trabalhadores rurais e agricultores, de empresas desinsetizadoras, de transporte e comércio e de indústrias de formulação destes produtos.

Efeitos em quem consome

Ao contrário do que a maioria acredita, a intoxicação pelo consumo de produtos com agrotóxicos é mínima, seus efeitos são realmente maiores para quem produz e para o meio ambiente. Porém, não se deve negligenciar o problema. Como é uma tecnologia muito recente, não se tem certeza sobre todos os seus efeitos nos organismos.

No corpo humano, tem-se notificado que o consumo excessivo de produtos contaminados por herbicidas e pesticidas pode causar diferentes tipos de câncer, promover problemas de fertilidade e desenvolver outras doenças crônicas. Logo, procurar consumir e produzir cultivos orgânicos e agroecológicos é um cuidado com o produtor rural,  com o meio ambiente e com a saúde como um todo.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria