Blog

Gado leiteiro e criações sustentáveis.

imagem sobre gado leiteiro
Por que a criação de gado leiteiro tem mudado com o tempo? Percebemos que assim como qualquer outra profissão, o produtor rural tem a necessidade de inovar para manter o seu empreendimento.

A produção de ração e leite compreende cerca de 80% do impacto ambiental total dos laticínios nos países industrializados e uma porcentagem ainda maior nas regiões do mundo em desenvolvimento. Em pesquisas, foi analisado o crescimento da produção de uma criação mais sustentável de gado leiteiro. Como, por exemplo, em 1944, o rebanho leiteiro dos EUA atingiu o pico de 26,5 milhões de vacas; a fazenda leiteira típica tinha um tamanho de rebanho de cerca de 6 vacas e uma produção média diária de leite inferior a 7 kg/vaca. Isso contrasta fortemente com a especialização da moderna indústria de laticínios, onde as vacas têm uma produção média de leite acima de 30 kg/d, cerca de 60% do suprimento de leite dos EUA vem de fazendas com mais de 500 vacas.

Assim, fica claro que a sustentabilidade possui um viés econômico primordial no empreendimento de produtores rurais, como na do gado leiteiro. Dessa forma, um sistema agrícola sustentável inclui uma dimensão econômica representada por uma indústria produtiva, eficiente e rentável; uma dimensão ambiental caracterizada pelo uso mais eficaz dos recursos, mantendo a qualidade do ar e da água e preservando o habitat da vida selvagem; a paisagem rural; uma dimensão social demonstrada por uma indústria que cuida e leva em consideração a comunidade; os funcionários e o bem-estar animal. Além de ser de domínio público que para qualquer bom bovinocultor as vacas de alta produção não são estressadas e doentes, e sim precisam ser saudáveis e terem um estresse mínimo. 

Como tornar a minha criação de gado leiteiro mais sustentável ? 

1.Pastejo Rotacionado Intensivo (PRI) 

Os sistemas de manejo mais eficazes têm adotado o pastejo rotacionado intensivo (PRI), pois possibilitam melhor desempenho produtivo do rebanho e a persistência da pastagem.O PRI consiste em subdividir a área de pastagem em vários piquetes, que podem variar de 6 a 12 pastos, dependo da forrageira utilizada e da economicidade de implantação do sistema.

2.Sistema Silvipastoril

imagem de sistema silvipastoril

Esse sistema constituiu na extraordinária alternativa de manejo sustentável e visa agregar valor à propriedade e promover conforto aos animais, além de favorecer a ciclagem de nutrientes no solo e conservação dos seus recursos naturais.

Os arranjos são feitos em espaçamento e densidade planejada, utilizando-se várias essências florestais, como teca,  mogno, paricá,  faveira, dendê, nim indiano, coqueiro,  seringueira e outras.Também pode ser aguardado a regeneração natural da floresta. Recentemente, o cultivo de espécies florestais de crescimento rápido, como eucalipto e acácia mangium,  tem sido um investimento atrativo para os produtores.

3.Manejo Alimentar Alternativo na Época da Estiagem.

Na época da estiagem, a pastagem se torna insuficiente para a alimentação animal, ocorrendo redução da forragem disponível e baixo valor nutritivo. Para amenizar esse problema, pode-se usar como alternativa o diferimento das pastagens. Ou seja, adiar ou retardar o consumo, para que a pastagem tenha produção e reserva suficiente na época das chuvas, objetivando complementar a alimentação do rebanho durante o período seco.

imagem de produção de leite

Essas são algumas formas de tornar o seu gado leiteiro mais produtivo. Vale lembrar que, para produção leiteira, devido ao seu maior consumo de alimentos, há um considerável aumento na produção de calor metabólico e, consequentemente, dificuldade de equilíbrio térmico quando submetidos a condições de calor ambiental. Por isso, dependendo do local, o sistema silvipastoril é o mais recomendado. Pois, ressaltando o que anteriormente foi mencionado, o gado leiteiro, quando condicionado a lugar de estresse, diminui a produtividade, causando até mesmo prejuízo ao produtor.


E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria