Blog

Ovos Orgânicos e seus Benefícios

Você sabe o que são ovos orgânicos? Entenda suas diferenças em relação ao ovo comum e um pouco sobre o seu sistema de produção.

  Os produtos orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque o consumidor vem se preocupando mais com a qualidade e a origem dos produtos que consome. É perceptível que o estilo de vida mais natural, ambientalmente consciente e, portanto, sustentável está sendo buscado a fim de causar menos impactos prejudiciais ao meio ambiente e aos seres que habitam este mundo.

  O sistema de produção de ovos no modelo convencional têm sido muito criticado pelas más condições oferecidas às aves. Nesse modelo intensivo, os animais são submetidos a áreas restritas, muitas vezes, presos em gaiolas e, portanto, estando sujeitos a um comportamento limitado e a estresses constantes.

  Os ovos orgânicos se enquadram em um novo modo de vida, uma vez que se considera o bem-estar animal, o que inclui criá-los livres de sede, fome e má nutrição; livres de desconforto; livres para expressar seu comportamento natural e livres do medo e do estresse, as cinco liberdades melhor especificadas pela Certified Humane.

Normas para avicultura orgânica

  A avicultura orgânica possui exigências mais específicas com relação ao manejo das aves, da alimentação, das instalações e cuidados sanitários com o sistema. Essas regras estão descritas nas Instruções Normativas, que estabelecem o regulamento técnico para os sistemas orgânicos de produção e como se dá o manejo das aves de postura através desse modelo. Desta maneira, a característica que ganha destaque é a criação desses animais, que deve ser livre/solta; Ou seja, as aves precisam de uma área de pastagem, para que possam ciscar e entrar em contato com a natureza.

A seguir, observa-se as exigências estabelecidas no manejo para a produção de ovos orgânicos:

1.ALIMENTAÇÃO

Nesse sistema de produção de ovos orgânicos, as galinhas precisam se alimentar de ração orgânica advinda de produtores orgânicos ou da própria unidade de produção. É preciso garantir uma boa nutrição a esses animais e, assim, a ração deve suprir as necessidades diárias, sendo à base de milho e farelo de soja, além do uso de vitaminas e suplementos, que devem estar de acordo com as recomendações. Além disso, é permitido utilizar 20% de alimentos de origem convencional no preparo da ração.

2.AMBIENTE DE CRIAÇÃO

O ambiente de criação para as aves de postura, além de não permitir o confinamento que restrinja seu movimento e comportamento, possui recomendações quanto à área destinada a cada ave. Nesse sentido, há recomendações quanto a densidade máxima (área/ animal). Na área externa, a densidade é de 3 m² (três metros quadrados) por galinha em sistema extensivo ou 0,8 m² (oito décimos de metro quadrado) disponíveis por ave, no piquete, em sistema rotacionado; e nas instalações deve atender a densidade de 7 galinhas por m² (sete galinhas por metro quadrado).

3.MANEJO SANITÁRIO

Para o bem-estar das aves, é preciso garantir uma rotina de limpeza nos aviários e estruturar o manejo dos resíduos, que podem ser utilizados como adubo para hortas orgânicas. Além disso, um problema comum são as doenças, que devem ser combatidas através da imunização das aves e utilização de fitoterápicos, já que não é permitido o uso de antibióticos.

  Com isso, é possível perceber que a produção de ovos orgânicos está associada ao bem-estar das aves poedeiras e, portanto, à qualidade deste produto. Assim, após deter este conhecimento, é possível entender o valor dos ovos orgânicos para um modo de vida mais saudável e sustentável.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria