Blog

Tecnologias para obter água potável: solução para a escassez

Entenda como o desenvolvimento de novas tecnologias pode ajudar a driblar a escassez hídrica.

    Incolor, insípida e inodora. Geralmente, quando se fala a respeito de água potável, é muito possível deparar-se com estas 3 características fundamentais para garantir uma água apropriada para o consumo, além de precisar estar livre de qualquer contaminação ou poluentes.

   A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta. Entretanto, infelizmente não são todos que possuem acesso à água potável, ou seja, própria para o consumo humano. Isso pode ocorrer tanto por condições climáticas, por conta de grandes períodos de estiagem, pela poluição das fontes hídricas, como também pela má distribuição desses recursos, gerando populações carentes por esse líquido precioso.

Distribuição do Recurso no Mundo

   Sabe-se que a maior parte da água presente no planeta é salgada. Ou seja, cerca 97% desse volume está presente nos mares e oceanos, sendo imprópria para o consumo. Apesar de já existirem processos e tecnologias para a dessalinização, este procedimento apresenta um custo elevado e demanda uma tecnologia mais avançada. Em contrapartida, a água doce, adequada ao consumo e ao uso básico, está disponível em menor quantidade no planeta, cerca de 3 % presentes em rios, lagos, águas subterrâneas e uma parte de difícil acesso: as calotas polares. Além do recurso representar menor quantidade no planeta, sua distribuição não é uniforme, já que continentes como África e Oceania representam apenas 9,7% e 3,9% da água doce do mundo, respectivamente. 

Dificuldade na Distribuição e Tratamento

Há muitas regiões no Brasil e no mundo que sofrem com a seca e, muitas vezes, não possuem acesso ao tratamento de água, se submetendo, assim, ao consumo de uma água de má qualidade, o que representa um risco para a saúde. Essa dificuldade no acesso ao saneamento e à água potável pode estar associada a doenças e casos de mortalidade infantil. Segundo dados de 2019 da OMS (Organização Mundial da Saúde) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a água potável.

Tecnologias que podem ajudar

Atualmente, os avanços tecnológicos podem atender às necessidades de pessoas com essa vulnerabilidade. Abaixo veja alguns produtos desenvolvidos a fim de se obter água limpa em tempos de seca:

1- LifeStraw

Um sistema que consiste numa fina membrana capaz de filtrar a água e de remover quase 100% de bactérias e protozoários. Este dispositivo possui versões em canudinho, garrafinha e balde e é vendido pela empresa Vestergaard.

2-Lifesaver

  Muito semelhante ao LifeStraw, mas esse, além de remover bactérias e protozoários, possui uma tecnologia mais aprimorada, contando com uma rede de 15 nanômetros capaz de reter vírus.

3-Banana

Pesquisadores brasileiros descobriram que a casca da banana pode absorver os pesticidas da água. O procedimento utilizado foi secar as cascas num forno por um dia, depois triturar e peneirar o material. O pó obtido foi misturado à água e agitado por 40 minutos. Observou-se que 90% desses pesticidas foram absorvidos pela casca da banana.

4-Warkawater Tower

Estruturas feitas de junco e bambu, que consistem em filtrar a umidade do ar e condensá-la, fornecendo quase 100 litros de água por dia. Esse sistema foi desenvolvido pelo italiano Arturo Vittori e o design é inspirado em uma árvore da Etiópia.

A Agrha Consultoria é uma Empresa Júnior que acredita na ciência e na sua capacidade de melhorar o mundo. Desta forma, desenvolvemos projetos sustentáveis com tecnologias para captação e reuso de água, que trarão inúmeros benefícios a você

E aí? Gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria