Blog

Fazendas Marinhas : O futuro agrícola está no mar?

O que são ? 

Fazendas Marinhas estão diretamente relacionadas à atividade econômica chamada maricultura, um dos ramos da aquicultura que engloba a produção de uma ampla variedade de organismos aquáticos marinhos e estuarinos, desde vegetais, como as algas, e invertebrados, como crustáceos. É considerada uma atividade zootécnica, que dispõe de uma grande diversidade de espécies cultiváveis. 

As Fazendas Marinhas são desenvolvidas em ambientes de água salgada e possuem três dimensões, que podem ser utilizadas para o desenvolvimento das atividades:

  • Superfície: onde são dispostos tanques flutuadores para o cultivo de peixes;
  • Coluna D’água 
  • Maior profundidade:  onde são cultivados os crustáceos.

E os viveiros mais utilizados para criar estes animais no mar são: gaiolas, longlines, balsas e tanques-rede.

Quais os benefícios ? 

Os aspectos positivos da maricultura são o aproveitamento do recurso natural local para a geração de renda, o que auxilia na criação de postos de trabalho ou auto-emprego, e a geração de novos nichos econômicos, gerando riquezas e promovendo novos investimentos.

Além disso, o setor da maricultura tem estado cada vez mais em expansão, com uma taxa de crescimento anual de mais de 8% desde 1981. Em contrapartida,  outros setores,  como criação de gado e pesca, apresentam taxas de crescimento de 3 e 1,6% ao ano, respectivamente. Isto mostra que, de fato, atividades como as fazendas marinhas podem ser mais exploradas ao longo dos anos. 

Algumas Desvantagens

Alguns problemas que podem ser encontrados são a poluição proveniente das atividades industriais, os conflitos de interesse com outros usuários e os impactos causados pelos próprios cultivos por processos de biodeposição, que consiste na capacidade de alguns microorganismos de precipitar carbonato de cálcio, que calcifica a superfície onde estes são depositados, criando assim uma capa protetora.

Gostou de saber um pouco mais sobre novas práticas sustentáveis? Se gostou e quer realizar práticas como essa. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria