Blog

IMPORTANTES CONCEITOS AMBIENTAIS

Entenda como estes conceitos são aplicados, a fim de promover o desenvolvimento sustentável na sociedade.

Atualmente, assuntos envolvendo questões ambientais têm sido muito debatidos em todo o mundo. Isso porque os impactos causados pela má utilização e mau gerenciamento dos recursos naturais têm afetado a vida dos seres humanos e da maioria dos seres vivos. Desta forma, faz-se necessário, cada vez mais, a conscientização das pessoas em torno desses assuntos para se enfatizar a importância dos conceitos ambientais, a fim de se construir uma sociedade mais sustentável.

Ao longo do processo educacional de um indivíduo, é introduzido a importância do meio ambiente e o porquê da necessidade de preservá-lo. Desta maneira, são abordados os conceitos ambientais que envolvem, basicamente, a poluição da água, do ar, do solo e como esses problemas atingem os ecossistemas. Por ser um tema muito abrangente, conceitos fundamentais não são muito trabalhados e compartilhados com a sociedade.

Com isso, visando informar e promover uma educação ambiental mais completa, trouxemos abaixo alguns desses conceitos: 

GRS (Gerenciamento de Resíduos Sólidos) 

Este é um serviço que visa estruturar todos os procedimentos a fim de dar uma destinação ambientalmente adequada ao lixo. Esses procedimentos incluem a separação, o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos. Além disso, algumas empresas devem obter o PGRS (Plano de Gestão de Resíduos Sólidos), um documento técnico que visa regulamentar o correto manejo dos resíduos sólidos.

Gestão de Efluentes Líquidos 

A gestão de efluentes líquidos visa promover o tratamento dos corpos de água com presença de resíduos, que pode ser industrial ou doméstico. Este gerenciamento também ocorre em etapas, como: entender como e onde são gerados esses efluentes, dimensionar a vazão a ser tratada e realizar análises laboratoriais bem detalhadas para que os efluentes tenham um destino ambientalmente adequado.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UCs) 

As Unidades de Conservação são áreas que devem ser protegidas por lei. Desta forma, elas não podem sofrer intervenções a fim de se explorá-las e modificá-las, pois possuem características únicas em relação às espécies presentes nessas áreas. A Lei  nº 9.985, de 18 de julho de 2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC tendo como alguns dos seus objetivos:

I – contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;

II – proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;

III – contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;

IV – promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;

V – promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento.

Atividades Potencialmente Poluidoras

Essas atividades já foram citadas na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) – Lei 6938/81 e são descritas como empreendimentos que causam, efetivamente, degradação ambiental e geram impactos negativos à saúde, segurança e bem estar da população e da biota. Assim, a Lei 6938/81 visa assegurar a preservação ambiental e controlar estas atividades. 

Depois de entender um pouco sobre esses conceitos ambientais, você deve estar se perguntando: Como posso utilizá-los na prática?

A Agrha Consultoria oferece soluções personalizadas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Florestamento e Reflorestamento, entre outros serviços que irão trazer a você uma imagem positiva e sustentável. 

Se interessou? Veja nosso portfólio e entre em contato conosco! Para ter acesso a mais informações e conteúdos sobre este e outros assuntos, nos siga no Instagram e LinkedIn ou mande uma mensagem para marketing@agrha.com e agende uma conversa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria