Blog

ESTUFAS : PORQUÊ UTILIZÁ-LAS?

O que é uma estufa?

Estufas são estruturas montadas, feitas de materiais transparentes como o vidro ou plástico para criação de um ambiente propício ao plantio e cultivo. Esses materiais permitem a passagem da radiação solar, aquecendo, assim, o solo da estufa e emitindo radiação infravermelha. Este, por sua vez, aquece o ar, que não se perde, pois ele é contido pela estrutura, formando correntes de convecção.

Para que serve?

A estufa mantém as condições adequadas, como a temperatura do ambiente, umidade, proteção às intempéries e insolação, para que sementes e plantas se desenvolvam facilmente. Nelas podem ser cultivadas variadas culturas, tais como hortaliças, legumes e frutos.
A estufa possibilita aos produtores, por exemplo, diversificarem as suas culturas e proporciona diversos benefícios, como a redução do consumo de água na propriedade. Além disso, a proteção da planta a torna mais resistente, proporcionando uma melhor floração e frutificação, aumento na produção devido à velocidade no crescimento e maior qualidade.

Vantagens de utilizar as estufas:

Para além do controle das intempéries, organização estratégica do plantio e cultivo, as estufas permitem também:

1° Irrigação econômica

Uma vez que as estufas possibilitam a aplicação de fertirrigação, uma técnica de adubação através da água irrigada, que leva os nutrientes ao solo. Sendo a liberação da água controlada, há a contenção dos nutrientes, evitando, assim, sua perda por volatilização.

2° Cultivo fora de época

Visto que a produção de culturas independe da sazonalidade, é possível o cultivo fora de época. Podendo, assim, produzir por demanda do consumidor, ofertando produtos de maior qualidade e variando preços no mercado.

frutas de estufa

3° Sustentabilidade

Dado que as estufas geram menor impacto ambiental em comparação às lavouras tradicionais, devido a utilização racional da água e fertilizantes, diminuem a necessidade de utilização dos agrotóxicos, tendo uma produção mais limpa e sustentável, gerando menos resíduos, o que facilitando o manejo da plantação.

4°Proteção às pragas

Mesmo com o manejo correto em campo aberto, as plantações estão sujeitas a ataques de pragas e insetos. Por exemplo, em estufas com sistemas de hidroponia (cultivo sem uso de solo) e substratos inertes (com o mínimo ou nenhum nutriente) a possibilidade de contato com esses patógenos é praticamente nula e, caso ocorra, o controle é mais rápido e eficaz.

imagens de estufa

5° Redução dos agrotóxicos

Sendo a produção mais limpa, devido ao controle de pragas, há a redução da necessidade de se utilizar agrotóxicos, o que implica em produtos de maior desempenho e qualidade, levando o produtor a obter uma maior lucratividade.

6° Aumento na qualidade

Em condições propícias, as plantas cultivadas nas estufas  são potencializadas, o que desencadeia o seu desenvolvimento, que pode ser observado através das cores, texturas, cheiros e sabores, por exemplo. Sendo assim, é essencial que a plantação esteja em condições adequadas, elevando-se a sua produtividade e lucratividade.

Está cada vez mais comum a utilização das estufas, pois possibilita ao produtor se adequar às variações climáticas, evitando os danos causados por estas.

Gostou do conteúdo? Nós, da Agrha Consultoria, disponibilizamos diagnósticos gratuitos, além de termos um portfólio para sua consulta. Se tiver interesse nesse e em mais assuntos, fique por dentro das nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, ou entre em contato conosco através do nosso email marketing@agrha.com e agende uma conversa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria