Blog

5 Maneiras de retirar o CO₂ da atmosfera

O que é?

A captura de carbono é um processo que consiste na retirada do gás carbônico da atmosfera visando diminuir as emissões deste poluente, agravador do efeito estufa. Quando realizada, pode haver uma taxa de até 90% de retirada do gás oriundo de regimes que utilizam combustíveis fósseis para geração elétrica, produção industrial e outros. 

Ou seja, é um processo realizado para diminuir os efeitos nocivos do aumento de gás carbônico na atmosfera, do efeito estufa e das mudanças climáticas, a partir da extração do mesmo do ar e do seu armazenamento em locais que gerem menos impactos negativos.

Por que é importante?

O processo de retirada de CO₂ tem extrema importância, pois é a partir dele que pode-se evitar o excesso de liberação de gás carbônico na atmosfera e intensificação dos problemas relacionados ao agravamento do efeito estufa, tal como mudanças climáticas.

Portanto, para que haja uma mudança em relação aos impactos ambientais, como a elevação do nível do mar, as ondas de calor, os incêndios florestais, os desastres ambientais, o aumento de temperatura terrestre, entre outros, é preciso que medidas sejam tomadas. Estas, aplicadas preferencialmente em conjunto, podem ser: o aumento do uso de energias renováveis; a eficiência energética; a restrição de poluentes e agroquímicos extremamente danosos; o controle de queimadas e desmatamentos; etc.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o uso exclusivo de geração de energia a partir de fontes renováveis não se faz suficiente para conter as emissões feitas por indústrias, fábricas, usinas e transportes. Por isso, torna-se necessária a implementação de metodologias de captura e armazenamento de carbono a fim de atingir as metas pré estabelecidas no Acordo de Paris.

Quais as formas de fazer essa remoção?

A extração de CO₂ da atmosfera pode ser feita de diferentes maneiras, desde práticas de manejo de terra até novas tecnologias. Estas podem ser a partir de:

  • Fotossíntese – acontece naturalmente quando plantas e árvores removem o dióxido de carbono da atmosfera e o armazenam. Logo, a restauração de áreas degradadas e florestas já existentes, além do manejo, reflorestamento e cultivo de algas, podem ser uma alternativa de absorção do carbono atmosférico.
  • Intemperismo – processo orgânico no qual rochas e minerais interagem com o CO₂, transformando o gás em um sólido. Por ser muito lento, cientistas e empresas já estão desenvolvendo formas de acelerá-lo, pelo aumento da exposição dos minerais a esse gás no ar ou nos oceanos.
  • Solo – geralmente já faz o armazenamento de gás carbônico, porém os solos agrícolas tem apresentado deficiência neste aspecto, visto sua utilização de maneira intensa. Então, o aumento de carbono no solo pode ser extremamente favorável (tanto para o meio ambiente, quanto para o agricultor), pois essa presença contribui para a saúde do solo , para o equilíbrio terrestre e para a produtividade de culturas. Pode ser aplicada através de práticas como a agrofloresta e a permacultura.
  • Bioenergia (BECCS) – através da geração de energia por biomassa, pode-se capturar o carbono incorporado antes de ser devolvido à atmosfera. Contudo, para se ter total sucesso, é preciso que a biomassa seja produzida por esse método em quantidades maiores que por outras formas, ou que o carbono armazenado seja quantitativamente maior que o liberado. Além disso, essa metodologia une a absorção de gás carbônico ao manejo de lixo agrícola e urbano e a geração de biocombustível.
  • Captura direta do ar (DAC) – processo químico que consiste na depuração do dióxido de carbono do ar e armazenamento do mesmo em ambientes de subsolo ou produtos de vida longa. Esta tecnologia tem grande potencial de crescimento e sua principal diferença é a remoção do excesso de gás contido na atmosfera, em vez de se realizar a captura nas fontes de emissão.

E aí, gostou do conteúdo? Veja nosso portfólio e faça seu diagnóstico gratuito! Para ficar por dentro de novos materiais e informações importantes acerca deste tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram e LinkedIn, ou entre em contato através do nosso email marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria