Blog

Pampa: o bioma brasileiro de maior produtividade

pampa
Você sabia que o Pampa é o bioma mais degradado do Brasil? Apesar de apresentar maior biodiversidade de plantas por metro quadrado, menos da metade da vegetação nativa está preservada.

Conhecido também como Campos Sulinos ou Campanha Gaúcha, o Pampa está localizado no Rio Grande do Sul e é o menor bioma brasileiro em extensão, ocupando apenas 176.496 km², correspondendo apenas 2% do território brasileiro. Entretanto, sua localidade se expande também por outros países, como Uruguai, Paraguai e Argentina.

É um termo de origem indígena da América do Sul, que significa região plana, remetendo a um aspecto desse bioma: o seu relevo pouco acidentado. Outra característica que predomina nesse bioma é a sua vegetação, composta majoritariamente por herbáceas. Ou seja, formada por gramíneas e espécies vegetais com altura máxima de até 50 cm e tecido lenhoso. Existem dois tipos de paisagem com esses atributos, chamados de campos limpos e campos sujos.

A paisagem é considerada como campos limpos quando a vegetação não apresenta arbustos, tornando-se assim mais homogênea. Os campos sujos ocorrem quando há uma presença maior desses arbustos. Sendo assim, o pampa é favorável a grande áreas de pastagens, onde se desenvolvem grandes rebanhos, fazendo com que a principal atividade econômica do local seja a pecuária extensiva de criação de bois e ovelhas e produções agrícolas de monocultura, como soja, arroz, trigo, milho e uva.

Clima, solo e vegetação

O Pampa possui clima subtropical úmido e frio, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e estações bem definidas. No inverno, sua temperatura pode chegar até  -5ºC e, no verão, pode alcançar até 35ºC, mas sua temperatura média varia entre 14ºC e 18ºC.  Tal característica contribui para uma formação de solo arenoso e raso, que não possui os sedimentos tão bem unidos, sendo suscetível a erosão eólica e hídrica, fazendo com que esses sedimentos secos sejam levados para mais longe, gerando assim os campos de arenização.

Além disso, também é fértil e sustenta as espécies vegetais presente como as gramíneas. Algumas plantas existentes no Pampa possuem raízes mais longas, por isso conseguem absorver água, mesmo em terrenos inóspitos de arenização. O relevo é formado por serras, planícies, morros rupestres e coxilhas. O processo de erosão do solo é um fenômeno natural, mas a intensificação do uso e cultivo devido à expansão agrícola e pecuária acelerou esse processo.

As paisagens naturais do Pampa são caracterizadas pela dominância de vegetação campestre, mas também há presença de matas ciliares nas margens de rios e arroios, matas nas encostas, matas de pau-ferro, formações subarbustivas e arbustivas, butiazais, banhados e afloramentos rochosos. São cerca de 3000 espécies de plantas conhecidas e pouco mais de 400 são apenas tipos diferentes de gramíneas, sendo as mais comuns capim-forquilha, grama do tipo tapete, flechilhas, barbas-de-bode e cabelos-de-porco. Tais espécies podem apresentar uma adaptação evolutiva com brotos em suas raízes para formação de novas plantas, o que indica um grande motivo para o povoamento desse tipo de vegetação no bioma.

pampa
Atividades Produtivas

Além da pecuária, a agricultura também encontrou ambiente favorável nesse bioma e vem se desenvolvendo cada vez mais, assim como nos países vizinhos. A silvicultura de eucaliptos para a produção de celulose, por sua vez, ocupa aproximadamente 700 mil hectares. A vitivinicultura e a produção de oliveiras, com suas cadeias agroindustriais associadas, são exemplos de atividades que não alteram com tanto impacto o meio em que vivem, devido à sua área de extensão ser relativamente menor.

Além do cultivo do arroz,  é importante destacar especialmente o incremento em área com cultivo de soja e milho, buscando, assim, ampliação da geração de renda em diversos setores. Tais atividades produtivas agrícolas entram em conflito com as atividades pecuaristas,devido à competição pelo uso da terra estabelecida sobre áreas tradicionalmente ocupadas pela pecuária extensiva de bois e ovelhas. Além disso, a produção de energia eólica nesta região vem se destacando, sendo uma forma de atrair outra fonte de renda ao agropecuarista, pois os aerogeradores são instalados em propriedades rurais e seus proprietários recebem valores pela alocação dos equipamentos em suas terras.

Apesar do bioma oferecer grande produtividade, é exatamente por esse motivo que se faz necessário ampliar as áreas de reserva, pois grande parte do Pampa foi alterado,  substituído por lavouras de milho, trigo, soja, arroz e pecuária extensiva, fazendo com que essas áreas apresentam baixa produtividade devido ao manejo inadequado, ou degradação graças ao excesso de animais nas pastagens em relação à capacidade de suporte. Com parte do bioma degradado, restam apenas 36% da vegetação nativa, o que gera grandes impactos como risco de extinção de espécies, aumento da erosão e intensificação do processo de arenização dos solos. Apenas 453 km² do Pampa encontram-se protegidos em Unidades de Conservação de Proteção Integral, sendo menos de 0,5% de toda sua extensão.

pampa

É necessário entendermos a importância da conservação da biodiversidade para maior produtividade, a Agrha Consultoria reconhece esse valor através de projetos sustentáveis, como florestamento, reflorestamento e produção agrícola sustentável, tendo, como  objetivo, a recuperação de áreas degradadas, controle de erosão do solo e recuperação da mata ciliar.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria