Blog

Bioma Caatinga : Riqueza do Brasil

Você sabia que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro? Conheça sua biodiversidade e entenda porque precisa ser preservado.

A caatinga é um bioma particularmente brasileiro, já que possui espécies que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo. O nome caatinga possui origem indígena em que “caa” significa mata e “tinga”, branca. Isso porque, nos períodos de seca, a paisagem ficava esbranquiçada e sem cor. A caatinga possui extensão territorial de mais de 700 mil quilômetros quadrados, correspondendo a 11% do território nacional e ocorre na região Nordeste do Brasil, abrangendo o norte de Minas Gerais. 

Essa região apresenta clima semiárido, marcado pelos baixos índices de precipitação pluviométrica, que podem variar entre 300 a 800 milímetros por ano. Além disso, as estações do ano não são bem definidas, já que uma é quente e seca, e a outra quente e úmida. Além disso, a vegetação é composta por espécies xerófilas, as quais são adaptadas ao clima e solo seco.

Vegetação e solo

Por conta do clima seco da região, a vegetação precisou se adaptar às condições extremas de escassez hídrica e, por isso, na caatinga encontram-se espécies endêmicas, ou seja, ocorrem apenas nessa área. Dentre elas, árvores frutíferas, como o juazeiro e o umbuzeiro; plantas medicinais, como a aroeira; cactáceas, espécies bem características desse bioma, como o xique-xique e o mandacaru e bromeliáceas, como o caroá.

As características mais marcantes da vegetação são as árvores baixas, troncos tortuosos, a presença de espinhos, perda das folhas (evita a perda excessiva de água nos períodos de estiagem), além da presença de raízes que cobrem o solo para absorver o máximo de água da chuva. Essas características são estratégias para evitar a excessiva evapotranspiração das plantas e possibilitar o armazenamento de água. O mandacaru, espécie vegetal típica da caatinga, teve suas folhas transformadas em espinhos para se adaptar às condições do clima e também se defender dos animais herbívoros.

Em relação ao solo, há elevada incidência de luz e calor, o que resulta em um solo pobre em matéria orgânica e rico em sais minerais. O tipo de solo mais comum é raso, arenoso e pedregoso, o que não permite reter muita água.

Embora nós associemos a caatinga a um local extremamente árido com a presença dos típicos cactos, esse bioma surpreende por apresentar “ilhas de umidade”, regiões com solos férteis, os chamados brejos, que ficam localizados em áreas mais elevadas, próximas às serras, onde há presença de chuvas e de nascentes de rios.

Além disso, os rios da região são, em maioria, intermitentes ou temporários, ou seja, eles só aparecem em épocas chuvosas, pois, no período de estiagem, permanecem secos. Esses rios pertencem à Bacia Secundária do Nordeste.

Fauna

A fauna da caatinga apresenta diversas espécies endêmicas, que também desenvolveram mecanismos para lidar com o clima e suas condições extremas, como o desenvolvimento de hábitos noturnos e a migração nos períodos intensos de seca. Nessa região, há a presença de 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios e 241 de peixes.

Dentre essas espécies encontradas na caatinga, temos aves como a asa branca, o carcará, o corrupião e outras que já estão em extinção, como a ararinha-azul, que em 2021, após 30 anos do último registro de nascimentos de filhotes em solo de caatinga, está sendo inserida novamente ao seu local de origem. A extinção das ararinhas ocorreu por conta do tráfico de animais silvestres e devido ao desmatamento do bioma, assim como outros animais que também estão ameaçados de extinção. Outra espécie endêmica da região, a arara-azul-de-lear, também está ameaçada de extinção, assim como o tatu-bola, soldadinho-do-araripe, calango-de-cauda-verde, entre outros. Devido a essas condições, é preciso prezar pela conservação desse rico bioma brasileiro.

A Agrha consultoria é uma empresa júnior que busca soluções sustentáveis. Nós realizamos projetos de florestamento e reflorestamento, prezando sempre pela conservação do meio ambiente e sua biodiversidade.

Se interessou? Veja nosso portfólio e entre em contato conosco! Para ter acesso a mais informações e conteúdos sobre este e outros assuntos, nos siga no Instagram e LinkedIn ou mande uma mensagem para marketing@agrha.com e agende uma conversa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria