Blog

Importância da irrigação em períodos de estiagem

Entenda os efeitos do fenômeno La Niña nas produções agrícolas brasileiras e como a irrigação pode ajudar a lidar com os períodos de seca.

Os recursos hídricos são fundamentais para a manutenção da vida da maioria dos organismos vivos. No caso das plantas, a água também é um recurso indispensável para que se desenvolvam. Desta forma, períodos de escassez de chuvas representam grande preocupação para produtores agrícolas. Isso porque a agricultura é uma atividade de expressiva importância para economia brasileira e a ausência de chuvas pode trazer consequências danosas às plantações. Por isso, é dada uma atenção especial às técnicas de irrigação, para sempre se obter altos índices de produtividade. 

O fenômeno La Niña caracteriza-se pelo resfriamento das temperaturas médias das águas do Oceano Pacífico. No Brasil, o fenômeno provoca secas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e aumento das chuvas na região Norte e Nordeste. Nesse sentido, a região Centro-Sul representa a porção mais afetada pela baixa pluviosidade, podendo acarretar em diminuição das safras de produtos agrícolas que são bastante relevantes para o país, como a soja e a cana-de-açúcar. Este mês de maio, por exemplo, será marcado pela transição do La Niña para a neutralidade climática, o que irá resultar secas mais severas em grande parte do Brasil, impactando diretamente nas lavouras e podendo apresentar maior incidência de queimadas.

Desta maneira, a irrigação, que já é utilizada para manter condições adequadas de umidade do solo, se torna indispensável. Assim, o produtor rural precisará adotar técnicas de captação e armazenamento de água para utilizar nesses períodos de estiagem, que ocorrem quando a evapotranspiração é superior à frequência de chuvas. Além disso, técnicas de irrigação mais eficientes e econômicas deverão ser utilizadas para driblar essa situação de escassez hídrica.

Métodos para garantir o armazenamento de água das chuvas para irrigação:
  1. Uso de cisternas 
  • Cisterna calçadão: a água cai num calçadão de cimento e é direcionada a um reservatório, construído num terreno mais baixo.
  • Cisterna enxurrada: seu sistema é muito similar à cisterna calçadão, em que o terreno precisa de uma declividade para captação da água, mas nesta há a presença de caixas, onde é feita a decantação dessa água para a retirada de impurezas.
  1. Barragens subterrâneas

Outro recurso para reter água da chuva. É uma construção na qual escava-se um vala, onde será estendida uma lona plástica. Essa vala é construída no sentido transversal da descida de água até a rocha ou camada impermeável. Esse sistema irá manter o solo úmido por um período de 2 a 5 meses depois das chuvas, propiciando a agricultura mesmo em momentos de escassez hídrica.

  1. Poços artesianos

Muito semelhantes a poços comuns, mas, neste caso, a água flui naturalmente do solo por conta da sua pressão, sem necessidade de bombeamento. Essa água é rica em sais minerais e tem grande pureza microbiológica. Podem ser utilizados em períodos de seca para irrigar várias espécies de cultivo.

Técnicas de Irrigação
  • Microaspersão: técnica que utiliza emissores que lançam gotículas de água por aspersão. Destaca-se por aplicar água em baixo volume e alta frequência, obtendo assim, uma distribuição mais adequada da água.
  • Irrigação por gotejamento: técnica na qual a irrigação dos cultivos é feita por meio de gotas de água sobre o solo, o que economiza em 80% o gasto de água, podendo utilizar a que estiver na cisterna.

É importante ressaltar que além de métodos de armazenamento de água da chuva e técnicas de irrigação que visam a economia de água, é preciso garantir que essa água tenha uma boa infiltração no solo através da conservação do mesmo com a utilização de rotação de culturas, plantio direto, plantio em sulcos e camalhões, por exemplo. 

A Agrha Consultoria realiza projetos de Irrigação e Drenagem, em que dimensionamos o sistema de irrigação ideal para o seu cultivo, ajudando você a obter alta produtividade de maneira sustentável. 

E aí, gostou do conteúdo? Entre em contato com a gente e faça um diagnóstico gratuito! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria