Blog

Biodigestor: Sabe onde implementar?

O que é biodigestor e para que serve?

O biodigestor é um equipamento que possibilita a geração de gás e adubo através do reaproveitamento de detritos, que podem ser de produção vegetal, produção animal e resíduos industriais. Ou seja, necessita-se de  matéria orgânica, para que seja decomposta neste mecanismo. A biodigestão também é conhecida como “reciclagem natural”. 

O biogás é uma fonte de energia renovável, que pode ser usada para a produção de energia elétrica e de energia térmica. O biofertilizante (adubo) é uma biomassa sob a forma líquida, rica em nutrientes. Este biofertilizante é um excelente adubo natural, que melhora a qualidade e a produtividade do solo.

Onde aplicar?

É muito importante saber onde implementar o seu biodigestor e qual modelo é o melhor para a sua propriedade. Existem diversas classificações e dependem do local onde serão instalados. A seguir, iremos apresentar três opções de locais para  implementá-los:

Propriedade Rural – Como dito anteriormente, a produção de biogás e de biofertilizantes é de grande atrativo para os donos de propriedades rurais, pois diminuem os custos e tornam a produção mais sustentável, além de diminuir os resíduos como esterco, que ficariam sem utilidade; 

Empresas de coleta seletiva – O processo de biodigestão ocorre em matérias orgânicas, ou seja, os restos de alimentos também podem ser transformados em biogás e biofertilizantes, possibilitando que essas empresas consigam uma renda adicional através da venda desses biofertilizantes e podendo utilizar o biogás para energia elétrica; 
Estação de tratamento de esgoto – A biodigestão também pode ser utilizada para tratamentos de esgoto. Inclusive, já há comunidades que utilizam ou têm planos de implementação, como a comunidade do Vale Encantado, no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. É possível implementar o modelo que funciona melhor com uma grande quantidade de água e ainda gera biogás. Como o biodigestor irá receber, além do esgoto sanitário, águas provenientes de uso pessoal, é importante ressaltar que o biofertilizante não poderá ser utilizado para plantações comestíveis, devido a estar contaminado por produtos higiênicos.

Biodigestor Vale Encantado
Vantagens de se ter um biodigestor:

O biodigestor ajuda na:

  • Diminuição da geração de resíduos, pois os resíduos orgânicos conseguem ser reaproveitados; 
  • Eliminação dos excrementos de animais, que se tornam úteis no biodigestor; 
  • Produção de um fertilizante natural, que reduz os custos com fertilizantes industrializados; 
  • Produção de um gás mais sustentável, que pode gerar a energia elétrica ou térmica, diminuindo a necessidade de fontes não renováveis.
O Brasil em um caminho de reciclagem natural.

Além de todas as vantagens que foram citadas, uma das que mais tem espaço e exposição no mercado são os pequenos e grandes negócios que praticam o desenvolvimento verde. Esse conceito cresce cada vez mais devido ao espaço que o meio ambiente ocupa em diversas discussões e preocupações futuras. Portanto, as empresas que já começaram a mudar sua forma de produzir são vistas de forma mais positiva do que aquelas que permanecem com antigos hábitos. 


E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, LinkedIn, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria