Blog

Materiais sustentáveis: Por que usar?

O que são Materiais sustentáveis? Conheça os impactos positivos de utilizá-los nas obras.

As construções civis sempre foram grandes geradoras de resíduos, que, se não descartados corretamente, podem causar impactos negativos ao meio ambiente. Atualmente, o conceito de sustentabilidade garante a utilização de materiais sustentáveis, como produtos provenientes de conteúdos reciclados, fibras naturais, madeiras de reflorestamento, entre outros. Além da matéria-prima, devemos nos atentar aos processos de produção dos materiais, que também devem seguir práticas sustentáveis.

Como saber se o material é sustentável?

Tendo em vista o processo de produção e a matéria-prima utilizada, devemos fazer as seguintes perguntas para ter certeza de que um material é sustentável: é de origem reciclada? De onde ele vem? Sua produção apresenta baixo consumo de energia e água? Suas etapas de fabricação são responsáveis por emitir gases poluentes? Apresenta produção de resíduos na sua fabricação? Seu descarte apresenta impacto negativo ao meio ambiente?

Como já mencionado, saber a origem da matéria-prima não garante a sustentabilidade do produto. É de suma importância conhecermos o processo de fabricação do fornecedor, assim como ter profissionais da engenharia envolvidos na construção, de forma a garantir uma obra mais sustentável e ecológica.  

Quais são os materiais e técnicas sustentáveis que você pode aplicar na sua obra?
Construção Modular
  • Construção modular: em construções modulares, utiliza-se módulos pré-fabricados, que, quando acoplados, formam uma casa completa. Este tipo de construção apresenta custos reduzidos, maior rapidez de execução e menor geração de resíduos. 
  • Contêineres: o uso dos contêineres em obras é uma ótima forma de reaproveitar estes elementos, que, normalmente, são abandonados em áreas portuárias. Antes de utilizá-los para construção, os contêineres passam por um processo de limpeza, tratamento, recuperação, pintura e acabamento, a fim de garantir a qualidade, durabilidade e beleza do material.
  • Vidros com fator solar: solução ideal para locais de grande incidência solar, estes materiais reduzem a entrada de calor, contribuindo para um maior conforto térmico e, consequentemente, economia de energia. 
  • Tijolos de solo-cimento: de acordo com a Engenheira Civil e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Izabella Valadão, o tijolo de solo-cimento tem como principal vantagem a não necessidade de cozimento, o que é feito na produção de tijolos cerâmicos tradicionais, prática que emite gases poluentes para a atmosfera. Como o nome já diz, para produção deste material utiliza-se solo arenoso, cimento CPIII e água, estes que, em conjunto, passam por uma prensa, a fim de moldá-los.

Existem muitos outros materiais que podem tornar a sua obra mais ecológica! Acesse o instagram da Izabella Valadão para mais conteúdos sobre construção civil sustentável.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Por Isabelle Zanola e Giovanna Carvalho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria