Blog

Arquitetura Sustentável: principais vantagens

Você já conhecia a arquitetura sustentável? Entenda como esse novo conceito pode contribuir positivamente para as estratégias das empresas e também para o meio ambiente.

A arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde ou ecoarquitetura, tem um novo conceito de unir projetos arquitetônicos com a sustentabilidade, minimizando os impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável. Este conceito está deixando de ser uma tendência para se tornar uma regra na maioria das construções. Afinal, os projetos mais valorizados frente à concorrência seguem a linha da sustentabilidade, gerando marketing verde e, consequentemente, aumentando a qualidade de vida das pessoas.

Numa construção onde se adota esse novo conceito de arquitetura, a eficiência energética e hídrica são muito importantes, podendo-se considerar o reaproveitamento de água através de sistemas de captação, tratamento e reuso de água da chuva, instalação de painéis fotovoltaicos e sistemas de aquecimento solar. Tudo isso, somado ao uso de materiais ecológicos e algumas técnicas que agridem menos o meio ambiente, fazem com que uma construção possa ser avaliada por meio de certificações ambientais que foram atribuídas às práticas sustentáveis adotadas durante toda a construção.

Todas essas inovações no mercado contribuem fortemente para o desenvolvimento sustentável e principalmente para o setor da construção civil, que atualmente é um dos mais poluidores existentes. O planejamento do uso de matérias-primas para cada obra é avaliado e planejado de forma estratégica e inteligente. Portanto, devem der usados somente os insumos de extrema necessidade, reduzindo o maior número de resíduos e planejando o seu reaproveitamento e reciclagem.

Princípios da arquitetura sustentável

Para que uma construção seja sustentável, são necessários conhecimentos aprofundados em sustentabilidade e que se siga alguns princípios importantes. Uns dos princípios da arquitetura sustentável é a análise do entorno e também a parte de integração do projeto a esse espaço, respeitando todo o espaço urbano. Além disso, é importante o uso sustentável do terreno. Ou seja, a construção não deve realizar nenhuma mudança extrema no terreno. O planejamento integrado e detalhado também é considerado, pois, através desses projetos, será possível evitar os desperdícios e também promover a integração com outros projetos complementares— como a instalação de painéis solares — para, assim, obter um melhor resultado.

Também é realizado o estudo do clima do local para possibilitar a criação de uma orientação solar e idealizar o projeto para que se faça o uso da melhor forma possível aos recursos naturais. É importante ressaltar que, além de atender às necessidades do cliente, é um projeto que pode ser facilmente adaptável a todas as mudanças de necessidades de uso e, ao mesmo tempo, atender todas as normas e legislações. 

Em geral, as maiores vantagens que temos atualmente de uma construção sustentável, são:

  • Redução do consumo de água em pelo menos 50%;
  • Redução do consumo de energia em média 50%;
  • Redução dos resíduos que são gerados durante a operação;
  • Aumento produtivo e bem estar das pessoas;
  • Maior velocidade de venda deste empreendimento;
  • Valorização do empreendimento, pois reduzem o custo de operação.
Estratégias positivas através da arquitetura sustentável

A sustentabilidade vem sendo um assunto popularizado, onde é perceptível que atrelá-la aos negócios traz benefícios, não só ao meio ambiente, mas também ao posicionamento das empresas. No mercado imobiliário, não é diferente, pois os clientes de hoje se preocupam com o consumo do ar condicionado, com a iluminação natural, com a qualidade ambiental, com o consumo de água, no geral, com os aspectos de sustentabilidade aplicados nos seus imóveis. 

Para mensurar a qualidade e a sustentabilidade dessas construções e também para dar credibilidade às ações adotadas, existem os chamados “selos verdes”. Estes selos são basicamente uma forma de pontuar o desempenho das construções em relação à sustentabilidade, criando uma métrica que permite comparar as construções com outras. 

Além disso, deve haver também a consciência ambiental e social por parte dos prestadores de serviço e também dos consumidores. É importante ter transparência em relação ao planejamento e execução de projetos sustentáveis, para obter credibilidade perante os clientes e, também, se destacar no mercado positivamente frente aos concorrentes.

A Agrha Consultoria realiza projetos como a captação e reuso de água e energias renováveis, além de oferecer diagnósticos gratuitos, que podem ajudar você a se destacar e reduzir seus custos. 

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria