Blog

Engenharia Agrícola: você sabe o que é?

Você sabe o que faz um profissional de Engenharia Agrícola? Conheça esta graduação e suas áreas de atuação. 

O Brasil é um país de grande potencial agrícola, sendo a agricultura a base de sua economia. Isto se faz possível devido às vastas extensões de terra e condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de determinadas culturas, como a soja, cana-de-açúcar, café, algodão, entre outros. Neste contexto, o papel do Engenheiro Agrícola torna-se fundamental, pois sua principal função é planejar, executar e gerenciar sistemas de produção agrícola e agroindustriais, assim como implementar e desenvolver tecnologias para auxiliar nesses processos.  

Quais são as áreas de atuação de um engenheiro agrícola?

O Engenheiro Agrícola, no exercício de suas atividades, está apto a atuar como engenheiro autônomo ou em órgãos de caráter privado ou público. Dentre as inúmeras funções que este profissional pode desempenhar, seguem as mais comuns e seguidas: 

  • Projetos de construções rurais e ambiência: neste tipo de projeto, o profissional tem como objetivo dimensionar estruturas para animais de pecuária, estufas agrícolas e construções para armazenamento de grãos.
  • Projetos de irrigação e drenagem: no projeto de irrigação, o engenheiro agrícola tem como função determinar e dimensionar o melhor sistema de fornecimento de água para as plantas. Já em um projeto de drenagem, o objetivo é dimensionar um sistema para retirar o excesso de água do solo,  que pode ser prejudicial para a plantação. 
irrigação
  • Projetos de mecanização agrícola: consiste no dimensionamento de máquinas agrícolas, como tratores e semeadeiras, visando otimizar e aumentar a produtividade. 
  • Projetos de processamento e armazenamento de produtos agrícolas: tem como objetivo o beneficiamento de grãos e produtos agrícolas por meio da determinação de boas práticas de armazenamento e processamento. 
silos
  • Projetos de energização e saneamento rural: em projetos de energização e saneamento, os engenheiros devem buscar alternativas energéticas e sanitárias, visando o desenvolvimento sustentável do meio rural. Como exemplo, pode-se citar o projeto de biodigestor rural, que cumpre a função sanitária e, ao mesmo tempo, gera energia para a propriedade.

Além de todas as funções citadas, o profissional de Engenharia Agrícola pode trabalhar com gestão, planejamento e preservação de recursos naturais, manejo de plantações, avaliação e mitigação de impactos ambientais promovidos pelas atividades produtivas, sensoriamento remoto, agrometeorologia, entre outras. 

Desenvolvimento sustentável

No Brasil, o agronegócio é a atividade que causa mais impactos negativos no meio ambiente. O uso desenfreado de agrotóxicos e as queimadas, que causam desmatamento e poluição atmosférica, são algumas das práticas insustentáveis e corriqueiras no território brasileiro. Sendo assim, o engenheiro agrícola deve ter o olhar voltado para o desenvolvimento sustentável do campo, visando mitigar os danos ambientais através de práticas e tecnologias mais sustentáveis.

E aí, gostou do conteúdo? A Agrha Consultoria conta com uma equipe de graduandos em Engenharia Agrícola e Ambiental e com o auxílio de professores universitários desta graduação. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria