Blog

Engenharia e Ciência Ambiental: o que cada um faz?

engenharia e ciência ambiental
Você sabe o que fazem os profissionais de engenharia e ciência ambiental? Conheça as diferenças entre essas duas graduações.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a preservação dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais causados pelas ações humanas. Deste modo, cresce a demanda por setores de energia, tecnologia e meio ambiente e consequentemente, os cursos de engenharia e ciência ambiental tem sua ascensão.

Esses profissionais lidam com questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia, etc. Porém, existem diferenças entre as duas áreas e por isso, quem deseja seguir carreira na área de ecologia e meio ambiente encontra diversas possibilidades de cursos de graduação.

Engenharia Ambiental

Comparada às outras engenharias existentes, a engenharia ambiental é uma profissão relativamente nova. Criada em 1972 durante a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia, a engenharia ambiental teve seus primeiros cursos baseados na engenharia civil. Porém, a graduação só foi reconhecida efetivamente pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC em 1996.

Hoje, o engenheiro ambiental atua tanto no meio urbano quanto no meio rural, procurando diagnosticar, controlar e tratar de problemas ambientais. Além disso, ele pode analisar o problema e propor soluções, implantar e monitorar essas. Ademais, este profissional pode atuar em atividades como o controle de poluição, onde o objetivo é diminuir os efeitos negativos das indústrias e monitorar a qualidade da água, fiscalizando a liberação de gases prejudiciais ao ar.

Porém, existem especificações legais do que este profissional ambiental pode ou não fazer. Instalações e manutenções de equipamentos, por exemplo, são atividades que não podem ser executadas por um engenheiro ambiental. Desta forma, é crucial conhecer os limites legais de cada profissão, para não acabar comentendo o exercicio ilegal da profissão.

Áreas de atuação

* Energia
* Geoprocessamento
* Planejamento e Gestão Ambiental
* Recuperação de áreas degradadas ou poluídas
* Gestão de resíduos sólidos
* Recursos Hídricos
* Tratamento de esgoto
* Análise de água
* Saneamento básico

Ciência Ambiental

O profissional de ciência ambiental lida com questões relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, etc. Por isso, o objetivo deste profissional é recuperar áreas degradadas ou contaminadas, promovendo a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Além de realizar estudos de impacto do meio ambiente e gerenciamento de unidades de conservação.

O  mercado de trabalho para um cientista ambiental é bastante promissor, uma vez que muitas atividades econômicas requerem algum tipo de licenciamento ambiental. Outra opção profissional nessa área é a carreira acadêmica. Isto porque, diversas graduações têm temáticas ambientais em suas grades, com a engenharia ambiental, engenharia agrícola e a arquitetura, por exemplo. Com foco em matérias relacionadas a Geografia e Biologia, esse tipo de formação tem como objetivo:

  • monitoramento dos indicadores ambientais;
  • estudos de impactos ambientais;
  • planos para recuperar áreas degradadas;
  • promover atividades de conservação do meio ambiente.
Diferença entre os dois profissionais

Os dois profissionais ambientais possuem áreas de atuação muito parecidas, porém existem algumas diferenças. A engenharia ambiental, por exemplo, é um curso da área de exatas, pois sua grade curricular possui uma forte base em matemática, química e física. Já o curso de ciência ambiental forma o profissional para analisar, monitorar e estudar questões relacionadas ao meio ambiente. Assim, tanto o engenheiro ambiental, quanto o cientista são essenciais para a sociedade, e por isso sua formação deve ser a melhor possível.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria