Blog

Índice de Sustentabilidade Empresarial: Já ouviu falar?

O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)? Conheça essa ferramenta de extrema importância para o meio sustentável.

O mercado mundial vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de mudar seus processos, começando com a adoção de diversas práticas sustentáveis. O objetivo é tornar seu produto mais aceito pela sociedade atual, visto que empresas socialmente responsáveis ocupam grande parcela dos novos negócios. 

Desta forma, foi criado em 2005, pelas mais diversas empresas Latino americanas, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), ferramenta utilizada para medir a sustentabilidade corporativa através da suficiência econômica, justiça social, liderança corporativa e equilíbrio ambiental. Assim, as organizações seriam mais estimuladas a praticar ações eco-friendly com o intuito de entrar para a carteira de investimentos do ISE. 

Como as corporações podem fazer parte do ISE?
índice de sustentabilidade empresarial

A escolha de cada empresa é muito bem pensada e é baseada em diversos critérios: indicadores de comprometimento, gestão, desempenho e cumprimento da legislação. É disponibilizado um questionário para as empresas que têm interesse em participar, voltado especificamente para os setores econômicos aos quais estas pertencem, tratando de assuntos voltados para o meio ambiente. 

O propósito é ser um benchmark de corporações que se destacam em promover boas práticas sustentáveis e possuem comprometimento com Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e sustentabilidade empresarial.

Vantagens e motivos para fazer parte do ISE

Primeiramente, é importante ressaltar que as empresas da bolsa do ISE apresentam números maiores que o restante das organizações que fazem parte da bolsa de valores brasileira. Portanto, recebem mais atenção de investidores e donos de grandes corporações. Pode-se perceber que as empresas sentiram os reflexos de aderir ao Índice de Sustentabilidade Empresarial. De maneira geral, o ISE teve ao longo dos anos um aumento do crescimento, o que fez com que o valor das empresas aumentasse com o passar dos anos, pôde ser comprovado no balanço feito em 2019, onde o valor de mercado das empresas compõem mais de 37% da Bolsa de Valores; valor que é bastante significativo. 

Além disso, como já foi dito acima, as empresas socioambientalmente conscientes crescem constantemente, devido a clientes mais preocupados com o meio ambiente, que consomem tipos específicos de produtos e não aceitam produtos testados em animais, que produzam grande soma de lixo ou ofereçam trabalhos análogos a escravidão. Assim, é importante que as empresas se adequem a este novo mercado. 

Ademais, a organização empresarial percebe a grande diferença no comportamento de colaboradores que fazem parte de empresas que se preocupam com o meio ambiente. É importante que o funcionário saiba que a empresa tem o objetivo maior do que vendas e que ele faz parte de um movimento de transformação do mundo,  sentindo-se, assim, mais representado e disposto a fazer parte desta equipe de forma mais incisiva. 

Indústrias em um caminho mais sustentável
índice de sustemtabilidade empresarial

Nas últimas décadas, os governos mundiais demonstraram extrema preocupação com o futuro do meio ambiente, realizando diversas conferências e redigindo diversos documentos com o objetivo de impactar os cidadãos e produtores de bens de consumo. Infelizmente, muitas das decisões não são seguidas, seja pela ineficiência punitiva do Estado ou pelo risco de queda de lucratividade. Desse modo, a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial foi necessário para as empresas latinas empenharem-se ao desenvolvimento sustentável, abordando tanto o pensamento verde quanto o lucro.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Por: Beatriz Assad, Nicole Torres e Wesley Vieira.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria