Blog

Controle biológico: manejo sustentável com biopesticidas

controle biológico de pragas e doenças: manejo sustentável com biopesticidas
Sabe o que é o controle biológico? Conheça a técnica da utilização de biopesticidas para um manejo agrícola sustentável.

Atualmente, um dos grandes desafios dos agricultores brasileiros é garantir a saúde e proteção de suas plantações. Além disso, o agronegócio tem tido urgência em se reinventar para conseguir prover a demanda alimentar mundial e minimizar o impacto ambiental. Por isso, fazer o controle biológico de pragas é uma das soluções mais sustentáveis para essas problemáticas.

Por isso, com o auxílio da tecnologia a agricultura vem se desenvolvendo de forma acelerada. Esse avanço ocorre a passos largos para levar mais liquidez e rentabilidade ao produtor rural. Desta forma, a técnica do controle biológico está sendo cada vez mais utilizada dentro do meio agrícola. 

O que é o controle biológico de pragas?

O controle biológico é uma técnica utilizada para combater pragas e doenças nocivas. Ou seja, tem como objetivo reduzir o impacto causado por estas. Essa ferramenta aplicada teve seu início com a introdução da joaninha australiana para controlar o “pulgão branco” do citros em pomares na Califórnia. Porém, a utilização de inimigos naturais para controle de pragas já era aplicada na antiguidade. Antes de Cristo, os chineses transportavam colônias de formigas predadoras para controle de lagartas em citros.

Existem diferentes agentes de Controle Biológico, estes são divididos em macro e micro-organismos. O primeiro grupo são aqueles que podem ser vistos a olho nu, como insetos e ácaros. Já os micro são aqueles visíveis apenas em microscópios, compostos por fungos, vírus, bactérias etc. Desse modo, com ajuda da tecnologia, o controle biológico é utilizado de forma corriqueira no meio agrícola.

Agrotóxicos e o controle biológico

Anualmente são utilizados aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos no mundo. No Brasil o consumo anual tem sido superior a 300 mil toneladas. Os agrotóxicos e pesticidas podem causar danos graves à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, um dos problemas mais comuns é a contaminação do solo, de lençóis freáticos e de rios e lagos.

Além do aumento da utilização de agrotóxicos sobre os alimentos, o IBGE avalia diferentes tipos de agrotóxicos sintéticos pulverizados sobre as lavouras. Cerca de 30% desses foram classificados como muito perigosos. Esses dados encontrados são preocupantes e por isso, cresce a demanda por alternativas que atendam às restrições ambientais e às exigências dos consumidores. Uma dessas alternativas é o controle biológico.

Razões para o aumento do uso de biopesticidas

Os biopesticidas são produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas, flores e frutas geralmente encontradas no campo. Essa é uma alternativa sustentável e segura de controlar pragas e doenças das plantações. Apesar do nome e dos componentes parecerem perigosos, os biopesticidas são mais seguros que os agrotóxicos comuns. Dentre as razões para o aumento do uso de biológicos, têm-se:

  • Aumento da demanda por sustentabilidade nas plantações;
  • Criação de técnicas menos agressivas ao meio ambiente e à saúde humana;
  • O aumento de casos de resistência de pragas e doenças a defensivos agrícolas;
Vantagens do Controle Biológico

O uso do biocontrole na agricultura é um manejo mais saudável e eficiente de se utilizar, conheça as vantagens de utilizar o Controle Biológico na suas plantação:

  • Não utilização de pesticidas e agrotóxicos;
  • A ausência de resíduos em alimentos;
  • A diminuição da utilização de produtos tóxicos;
  • Redução da toxidez na alimentação humana;
  • A redução do risco de poluição do meio ambiente
  • Redução da poluição dos lençóis freáticos
Biopesticidas caseiros 
receita de biopesticidas caseiros

Os biopesticidas podem ser feitos em grandes complexos industriais como também em casa. Existem diversas receitas e técnicas naturais para produzir o biopesticida de forma rápida e prática. Muitas dessas receitas são passadas de uma geração para outra, como usar arruda para afastar insetos e até manjericão para deixar os mosquitos longe dos cômodos são algumas das  conhecidas técnicas de controle biológico caseiro.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria