Blog

MEJ: O que é o movimento empresa Júnior?

Sabe o que é uma empresa júnior? Conheça mais sobre o MEJ (Movimento Empresa Júnior, que tem como objetivo principal preparar universitários para empreender.

O movimento empresarial júnior teve início em Paris, em 1967,  com a iniciativa de alunos da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales. A Partir daí, o movimento tomou força por toda a Europa, chegando ao Brasil em 1987. E, com isso, já são 438 Empresas Juniores realizando mais de 4,5 mil projetos por ano, segundo dados da Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Estes projetos são realizados para clientes reais, micro e grandes empresas. Com isso, o movimento executou mais de 28 mil projetos e um faturamento superior a R$ 44 milhões em 2019. Por isso, ingressar em uma empresa júnior auxilia a fomentar o empreendedorismo dos alunos além do ensino da faculdade.

Quem pode participar do movimento?

Para juntar-se ao MEJ é necessário ser aluno da graduação e ter vontade de fazer a diferença. Além disso, as empresas possuem processos seletivos muito parecidos com a vivência empresarial. Isto porque, para ingressar nas EJs, os candidatos precisam passar por de dinâmicas, entrevistas e, muitas vezes, a fase trainee. Importante ressaltar que os membros do MEJ não recebem nenhum tipo de pagamento para trabalharem pois as EJs são empresas sem fins luvrativos.

Por executar projetos para clientes reais, participar de uma empresa júnior proporciona aos alunos conhecimento empresarial antes mesmo de completar a faculdade. Além disso, o movimento abrirá portas para boas oportunidades de emprego após a graduação, pois, os membros destas empresas elevam seu currículo por trabalharem diariamente com softwares, clientes reais e, principalmente, terem a experiência de ser o líder de uma equipe.

Missão, visão e valores do MEJ

Assim como empresas seniores, cada empresa júnior tem sua missão, visão e valores bem definidos. Além disso, o próprio movimento detém objetivos e metas a cumprir. Leia abaixo os propósitos do movimento:

* Missão: a missão de uma empresa pode ser definida como a razão de ser de uma companhia, ou seja, o propósito pelo qual todos os membros trabalham diariamente. Por isso, a missão do MEJ é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. 

* Visão: a visão pode ser entendida como o destino final que a empresa deseja alcançar. Deste modo, a visão do movimento é alcançar mais alunos e que todas empresas estejam trabalhando de forma conjunta e conectada, em todo Brasil, formando líderes que fazem mais projetos de alto impacto.

* Valores: os valores de uma empresa são tudo aquilo  que para ela é inegociável, ou seja, são as crenças, filosofia e atitudes que devem ser seguidas pelos membros dentro das regras da empresa. E o Movimento Empresa Júnior também detém de seus valores, que são estes:

  • Orgulho de ser MEJ: este valor demonstra o orgulho que os membros têm de fazer parte deste movimento e trabalhar conectados para o propósito de cada empresa.
  • Postura empreendedora: os membros do movimento tem brilho nos olhos e detêm de um pensamento inovador para executar seus projetos.
  • Compromisso com o resultado: este valor demonstra o quanto os membros do movimento estão dispostos a executar seus projetos com excelência e comprometimento, entregando além do esperado.
  • Sinergia: o movimento trabalha de forma compartilhada e conectada com todas as empresas, buscando alinhar todas as ideias dos gupos.
  • Transparência: como o nome já enfatiza o MEJ tem compromisso com a verdade e ética para entregar seus projetos e formar líderes disciplinados.
Benefícios de ingressar em uma EJ:
Networking

Em uma empresa júnior, os alunos terão contato direto com com pessoas, em alguns casos, de diferentes cursos e diferentes períodos na graduação. Por isso, os membros fazem contato com toda rede do movimento criando laços significativos para o resto da sua carreira profissional.

Vivência na prática

Durante a graduação são estudados diversos conteúdos que os estudantes não têm total noção de como executar na prática. Por isso, entrar em uma empresa júnior é uma oportunidade de exercer de forma prática as matérias aprendidas na sala de aula.

Liderança

O exercício da liderança não é uma tarefa fácil. Porém, em uma empresa júnior por conta de toda rotatividade possivelmente você assumirá um cargo de liderança. Seja na coordenação de setores ou até mesmo atuando em um cargo de presidência, os membros têm a possibilidade de ser um tomador de decisão. Com isso, o aluno já estará se preparando para o mercado de trabalho.

Por isso, se você procura vivência empresarial sem necessidade de ter experiência no mercado de trabalho, procure a empresa júnior do seu curso na faculdade e venha fazer parte do Movimento Empresa Júnior! 

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria