Blog

Verão: saiba como as plantas amenizam o calor

Por que os dias estão tão quentes?

Como se tem visto em pesquisas e evidências, o planeta Terra está em constante mudança térmica. É perceptível que a temperatura global tem ficado mais elevada de forma rápida. Isso se deve, primordialmente, às ações antropogênicas.

Em estações do ano onde as temperaturas são elevadas, é difícil achar alguém que consiga ficar um tempo considerável exposto diretamente ao Sol. As sombras das árvores, nestes períodos, são locais cobiçados por todos, principalmente quando se trata do ambiente urbano. Isso porque o excesso de construções, asfalto e poluição causam o que chamamos de ilhas de calor — fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área em comparação a outra próxima. E este efeito não ocorre apenas nas ruas, se perpetuando também nas casas e apartamentos. 

Como as plantas podem amenizar o calor?

Uma solução simples e eficaz para esse problema doméstico é o cultivo de plantas, já que estas absorvem luz e lançam água o tempo todo para o ambiente por meio de sua evapotranspiração. Muito se engana quem pensa que apenas árvores de grande porte realizam esse trabalho. Qualquer vegetação pode ajudar a diminuir a temperatura ambiente, desde suculentas até arbustos.

Segue abaixo algumas espécies de plantas que amenizam o calor e são de fácil cultivo:

  • Cactos: variam de tamanho e gostam bastante de calor.
  • Espada de São Jorge: tolera pouca luz e rega irregular. Existem estudos que dizem ser uma importante aliada na absorção de toxinas do ar.
  • Samambaia: gosta de umidade e pouco Sol. Pode atingir grandes comprimentos e é aconselhável deixá-la pendurada em um vaso alto.
  • Jiboia: pode alcançar até 3 metros, não precisa de muita luz solar e a rega pode ser espaçada.

É importante lembrar que, por suavizar temperaturas quentes, o plantio de vegetação causa um resultado positivo nas contas elétricas das residências. Em lugares frescos não há necessidade da utilização de ventiladores ou ar condicionados, por exemplo.

Mesclando beleza e utilidade

Outra opção para quem deseja mitigar o calor da sua residência é investir em projetos mais sofisticados, porém ainda com um custo benefício positivo. Telhados verdes e jardins verticais estão cada vez mais em alta, não somente por questões estéticas, como também por serem barreiras contra o calor advindo das ruas das cidades, sendo um isolante térmico bonito e eficiente.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria