Blog

Bem-Estar Animal: a importância da ambiência nos sistemas de produção

Porco feliz. Exemplo de bem-estar animal
Você sabe o que é ambiência animal? Entenda como este conceito está relacionado ao bem-estar dos animais e ao seu potencial produtivo.

Bem-estar animal é um conceito amplo e que têm sofrido alterações e acréscimos ao longo dos anos. Criamos diversos animais distantes de seu habitat natural e das condições que estes lhes possibilitam. Desta forma, há a necessidade constante de analisar o comportamento animal para medir o nível de satisfação dos mesmos e a sua adaptabilidade às condições “artificiais” às quais são submetidos.

Vale lembrar que o bem-estar é uma característica do animal, e não algo que possa ser fornecido pelo ser-humano. Nosso papel é fornecer as condições ideais para que estes vivam da melhor forma possível fora de seus habitats naturais. Além disso, é um conceito momentâneo e não estático, devendo haver a atenção constante para mudanças de comportamento relacionadas à variação de bem-estar.

Duncan e Dawkins, 1983, na tentativa de ampliar a descrição de bem-estar animal e facilitar sua aplicação, definem o conceito como a presença de completa saúde mental e física, harmonia com o ambiente circunstante e capacidade de se adaptar a um ambiente não-natural sem sofrimento, onde sofrimento é entendido como uma ampla gama de estados emocionais desagradáveis e estressantes. A partir desta definição, surgiram três orientações principais para o estudo científico do conceito. São elas:

  • Funcionamento biológico: baseada na ideia de bem-estar ligado à saúde e   bem-estar físico. Os princípios desta corrente de pensamento incluem, além da plena satisfação das necessidades biológicas dos, a íntima conexão entre bem-estar e ausência de respostas fisiológicas ao estresse, e a capacidade do animal de se adaptar com sucesso ao meio.
  • Sentimentos: baseia-se na ideia de que os animais sentem emoções, positivas e negativa, levando em conta sua saúde emocional e estado psicológico.
  • Comportamento natural: consiste no animal exercer os mesmos padrões comportamentais que exerceria em seu habitat natural.

É importante ter em mente que o conceito de bem-estar animal engloba fatores éticos, produtivos e comerciais. Estes, apesar de parecerem antagônicos, devem ser entendidos como complementares. Um animal saudável, física e psicologicamente, é capaz de expressar um maior potencial produtivo. Portanto, o cuidado com o seu bem-estar é benéfico ao animal em si, ao produtor e ao mercado.

O que é Ambiência Animal?

Ambiência é definida pelo meio físico em que vive o ser vivo. Aplicada ao contexto, podemos entendê-la como o conjunto de condições e influências externas que atuam direta ou indiretamente sobre os animais. Em suma, podemos dizer que a ambiência animal consiste no espaço físico e social nos quais estes estão inseridos, incluindo o ser-humano e suas ações. A ambiência animal costuma ser dividida em quatro fatores:

  • Térmica: referente ao conforto térmico dos animais. Cada espécie possui uma faixa de temperatura ideal, relacionado às condições climáticas de seu habitat natural. No Brasil, este é um dos maiores desafios nos sistemas de produção, já que o clima tropical dificilmente proporciona o conforto térmico aos animais utilizados na pecuária.
  • Lumínica: relacionada aos estímulos ambientais à visão, incitados pela quantidade de luz. Deve-se levar em conta ao conforto que a iluminação adequada fornece a cada animal, considerando, por exemplo, intensidade e fotoperíodo (tempo de exposição diária à luz).
  • Acústica: relativa à qualidade sonora do ambiente e à influência dos sons externos (vizinhança) sobre os animais. Geralmente, tenta-se propiciar um ambiente não barulhento e calmo, como na natureza. Uma curiosidade que vem sendo utilizada por produtores é o uso de música clássica, capaz de criar estímulos positivos nos animais.
  • Atmosférica: engloba diversos fatores, como velocidade dos ventos, equilíbrio de gases, umidade relativa do ar, dentre outros. Deve-se atentar para a poluição do ar, proveniente de ações humanas e também da geração de gases pelos próprios animais.
Construções Rurais
Compost barn, construção rural voltada para o máximo bem-estar animal.

Muitas vezes, as condições climáticas da região e as necessidades específicas das espécies não são condizentes, havendo a necessidade do uso de ambientes artificiais, criados para suprir esta divergência. As construções rurais para animais têm o objetivo de proporcionar o bem-estar animal e favorecer a produção.

Há vários tipos de construções que visam o bem-estar animal e o consequente aumento da produtividade. Podemos citar currais para bovinos e suínos, aviários, maternidades, berçários, dentre outros. A disposição e orientação destas construções na propriedade deve ser bem planejada. Por exemplo, em locais de clima quente, costumam ser orientadas no sentido Leste-Oeste, para que haja menor incidência de raios solares nas paredes durante o verão.

Construções rurais são uma alternativa eficiente para manter o bem estar dos animais em regiões tão diferentes de seus habitats naturais. No entanto, possuem um custo de implementação elevado, o que dificulta o acesso de muitos produtores a este recurso. Para entender melhor sobre o retorno financeiro deste investimento, abertura de crédito rural e outras questões relacionadas a viabilidade econômica de construções rurais para animais, clique aqui!

E aí, gostou do conteúdo? A Agrha Consultoria realiza projetos de Construções Rurais e Ambiência Animal. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria