Blog

Energia solar: um investimento para o futuro?

en
Sabe quais as vantagens do uso da energia solar? Essa fonte de energia está tendo uma grande crescente atualmente.

O uso da energia solar no Brasil teve uma crescente nos últimos anos. Isto porque são muitos os benefícios ambientais e econômicos desta fonte de energia limpa e renovável. Além disso, no país está fonte está sendo usada cada vez mais em residências para diminuir o custo da conta de luz.  Por isso, seja por meio do aquecimento de água ou com o uso do sistema fotovoltaico para gerar eletricidade, a energia solar está sendo gradativamente introduzida no cotidiano brasileiro.

A energia solar tem tido um destaque por reduzir a conta de luz das residências em até 80%.

Muitos brasileiros tem buscado fonte alternativas de energia para reduzir a conta de luz. Dentre estás a energia solar tem tido um destaque por reduzir a conta de luz das residências em até 80%. Porém, no Brasil está fonte renovável representa apenas 1,7% de toda a matriz energética do país, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Entretanto, investir em nesta fonte de energia limpa em residências e centros comerciais pode trazer inúmeros benefícios.

Por que investir em energia solar?

Em 2019, o uso de energia renováveis teve uma crescente significativa. Em destaque estão a fonte eólica com um aumento 15,5%, o gás natural com 10,7% e o sistema hidráulico com 2,3%. Em paralelo a isto, a geração de energia solar teve um aumento de 92,2% em relação ao ano anterior. Além disto, segundo o Portal Solar, atualmente são 285.366 sistemas fotovoltaicos ligados à rede e a estimativa e estima-se que em 2024, serão aproximadamente 887 mil sistemas conectados.

O Brasil possui largo potencial para a produção de desta fonte luminosa por ter grande parte do seu território localizado abaixo Equador proporcionando maior área de radiação luminosa.

O Brasil possui largo potencial para a produção de desta fonte luminosa por ter grande parte do seu território localizado abaixo Equador proporcionando maior área de radiação luminosa. Além disso, este setor gerou 130 mil novos empregos no Brasil entre 2012 e 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Isto porque, está fonte apresenta grades vantagens para os consumidores e o meio ambiente.

Vantagens da Energia Solar

Seu alto crescimento não é em vão, a energia solar apresenta inúmeras vantagens. Muito além da redução no preço da conta de luz iremos apresentar seus diversos benefícios.

1) Geração novos de empregos
Sobe o número da oferta por empregos no setor solar fotovoltaico.

O aumento do uso do sistema solar é tão significativo que, segundo o último Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), divulgado em setembro, deverá continuar crescendo de forma acelerada pelos próximos dez anos. Consequentemente, sobe o número da oferta por empregos no setor solar fotovoltaico. De acordo com os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em 2019, foram 36.720 vagas criadas nas instalações de micros e minigeradores. Estes números tendem a crescer cada vez mais com o avanço do uso da tecnologia no país.

2) Tempo de vida útil
A maioria dos fabricantes garantem 90% da potência até o décimo segundo ano e 80% em 25 anos.

Quando comparada a outras fontes de iluminação limpa, a energia solar apresenta grande destaque. Isto porque, seguindo todas as normas recomendadas, o painel solar pode durar até 25 anos. Além disso, a perda de eficiência das placas na conversão da luz solar em energia é extremamente baixa ao longo destes anos. A maioria dos fabricantes garantem 90% da potência até o décimo segundo ano e 80% em 25 anos. Por isso, este sistema teria poucos gastos com manutenção e uma maior durabilidade comparada a diversas fontes de energia.

3) Retorno do investimento
A energia solar pode reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz, isso tudo durante os 25 anos mencionados. Porém, em 5 a 8 anos, já é possível atingir o payback, ou seja, o retorno do investimento.

A energia solar pode reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz, isso tudo durante os 25 anos mencionados. Porém, em 5 a 8 anos, já é possível atingir o payback, ou seja, o retorno do investimento. Além disso, com o uso de um sistema on-grid (transforma energia solar em elétrica) a luz excedente pode retomar para a rede elétrica e consequentemente, haverá um lucro para o proprietário do painel.  Por isso, em poucos anos a quantidade inicial gasta com a implementação dos painéis retomará e será possível obter até lucro com a energia elétrica que irá voltar para as redes.

4) Oportunidade para os agricultores
Com a implementação de painéis solares em uma área rural é possível economizar de diversas formas na hora de pagar a conta de luz.

Com a implementação de painéis solares em uma área rural é possível economizar de diversas formas na hora de pagar a conta de luz. Isto porque a energia solar pode ser usada no bombeamento de água, na irrigação, para acionar a cerca elétrica e as câmaras de videomonitoramento do local. O uso da energia solar fotovoltaica desperta cada vez mais interesse no meio rural por conta dos altos custos com energia nestas áreas.

E aí, gostou do conteúdo? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria