Blog

Educação Ambiental: ensinando a preservar

projetos de educação ambiental podem ser feitos em escolas e condomínios para ensinar sobre a preservação do meio ambiente
Sabe o que é a Educação Ambiental? Descubra a importância de conscientizar a sociedade sobre os impactos ambientais.

O desmatamento da Amazônia, a extinção de espécies e a escassez de água em parte do Brasil são alguns dos impactos ambientais ocorridos no país. Segundo dados do IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, entre os mais relatados estão: as queimadas, desmatamentos e assoreamentos. Por isso, é fundamental que haja medidas para diminuir esses dados, e a educação ambiental tem papel essencial nesse trabalho.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia, países de todo o mundo criaram órgãos ambientais e leis para o controle e coitados com a preservação ambiental. Porém, a educação ambiental ainda enfrentas grandes desafios. Isto porque não existe uma conscientização dos governos e, consequentemente, nem da população sobre a importância da educação ambiental.

O que é a Educação Ambiental?

A educação ambiental é um conjunto de práticas educacionais voltadas para formar indivíduos conscientes da importância de preservar o meio ambiente. Além disso, um dos maiores objetivos da educação ambiental é ensinar valores, comportamentos e habilidades práticas para que os cidadãos participem ativamente da preservação da natureza.

A educação ambiental pode ser adotada em diversos ambientes urbanos como em condomínios e escolas. Podendo contribuir com diversas soluções tal qual: descarte correto do lixo, a importância da reciclagem, incentivar a utilização de energia limpa, apresentar a necessidade da racionalização de água, dentre outros. Por isso, ter um projeto de educação ambiental seria fundamental em todas as áreas.

Educação Ambiental nas Escolas

Os processos educativos são fundamentais para que as pessoas formem hábitos e práticas de conservação ao meio ambiente. Por isso, introduzir a Educação Ambiental como pauta nas escolas é de extrema importância para o futuro dos alunos e de todo o ecossistema. Instruir desde cedo a necessidade da reciclagem, cuidado com o uso da água e a importância de preservar animais e florestas, formará jovens conscientes e preocupados com impactos ambientais.

A Educação Ambiental é fundamental na infância, por exemplo, já que é a fase em que a criança está descobrindo coisas novas e conhecendo a importância da natureza. Este ensino pode ser aplicado pode ser eito de diversas formas como:

1) Passeios escolares

Os passeios podem acontecer em ambientes urbanos e naturais onde as crianças podem interagir com agentes ambientais especializados que contaram, de forma didática, os cuidados que devem ser tomados com meio ambiente. Desta forma, os alunos estarão aprendendo na prática tudo que foi aprendido nas matérias de biologia, ciências e geográfica. Assim, as escolas formarão cidadãos críticos e preocupados com a conservação da biodiversidade do planeta.

2) Hortas dentro do ambiente escolar

As hortas podem ser um laboratório vivo para que os alunos tenho a experiência prática dos cuidados com a natureza. Além disso, com a responsabilidade do cuidado com a planta a criança estará aprendendo temas como nutrição, alimentação e ecologia. Ao tocar na terra, sentir o cheiro das ervas e observar o crescimento daqueles seres vivos as crianças irão produzir alimentos e além disso, irão valorizar cada vez mais o meio ambiente.

Educação Ambiental nos Condomínios

Lixo na caçamba em dias que não há coleta, descarte incorreto de lixo e uso em excesso de água são alguns dos problemas ambientais ocorridos nos condomínios. Por isso, a educação ambiental é fundamental nesses ambientes já que a conscientização dos moradores pode trazer grandes benefícios ao condomínio como:

* Redução dos custos com energia e água;
* Ambiente mais limpo;
* Referência para os compradores que visam consciência ambiental.

Práticas que devem ser adotadas

* Coleta seletiva de lixo;
* Reciclagem;
* Uso de Painéis Solares;
* Descarte correto do óleo de cozinha;
* Utilização de lâmpadas de led.

Com essas práticas teremos cidadãos mais conscientes e ativos sobre os cuidados que devem ser tomados sobre os impactos ambientais.

Se interessou sobre o assunto? A Agrha Consultoria realiza projetos de Educação Ambiental para personalizados para as duas necessidades. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria