Blog

Marketing Verde: 5 dicas para deixar o seu negócio mais sustentável

Ecologia e Marketing Verde
Tem vontade de praticar Marketing Verde, mas não sebe por onde começar? Listamos algumas ideias para guiá-lo no caminho da sustentabilidade.

Quando falamos em Marketing Verde, é importante ter em mente que as ações propostas devem trazer resultados práticos para o meio ambiente. Campanhas publicitárias e discursos eco-friendly não bastam se não estiverem alinhados às práticas da sua empresa.

Nunca se esqueça dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar! É importante que atitudes sustentáveis estejam incorporadas à cultura organizacional da sua empresa. Por exemplo, de que vale fazer campanhas contra o desmatamento e não repensar na quantidade de papel gasto no dia a dia do seu negócio? Vale lembrar que é necessário ter um olhar mais amplo, tendo em vista os relacionamentos externos e o mercado no qual está inserido. Certifique-se de que seus fornecedores e parceiros comerciais também abracem a ideia do Marketing Verde. Caso contrário, mesmo tomando medidas internas, a imagem geral da sua empresa pode ser comprometida.

Antes de começarmos a lista, aqui vai uma dica extra! Se ainda não leu o nosso último post: Marketing Verde: o que é e por que utilizar? , onde trazemos mais informações sobre esse tema, clique no link ou acesse o nosso blog!

Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes
Gestão de resíduos sólidos como estratégia de Marketing Verde.

A gestão de resíduos é o primeiro passo para a promoção da sustentabilidade. É fundamental que todo o resíduo gerado pela sua empresa seja separado e tenha destinação correta. A partir disso, é possível a prática da reciclagem e do reuso. Atualmente, a Lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece diretrizes para o manejo adequado dos resíduos.

Um plano estruturado de gestão de resíduos sólidos traz a forma mais adequada para a separação de lixo, a distribuição de coletores, a destinação correta para cada tipo de resíduo, dentre outras especificidades técnicas para que o processo corra de maneira segura e eficiente.

No que diz respeito a efluentes, há algumas ações que podem ser tomadas para começar um tratamento prévio do material descartado para a rede. Um exemplo são os jardins filtrantes, que realizam um processo de retenção de impurezas através de plantas aquáticas com alto poder de absorção de nutrientes.

Painéis Fotovoltaicos

A energia limpa é um tema muito abordado quando se pensa em sustentabilidade. Neste sentido, os painéis fotovoltaicos são geralmente a opção mais viável para abastecer residências e empresas. Os raios solares são uma fonte de energia renovável que não traz prejuízos à natureza, capazes de produzir calor para sistemas de calefação e também energia elétrica. Vale lembrar, que a aplicação de painéis fotovoltaicos é um investimento que podem trazer um ótimo retorno financeiro, além de agregar valor à imagem do seu negócio.

Aliado ao uso de energias renováveis, pode-se realizar um projeto de eficiência energética. Este consiste no estudo da quantidade mínima de energia necessária para a realização dos processos, reduzindo ao máximo o desperdício. Temos aqui um ótimo exemplo de como o Marketing Verde pode ajudar também a reduzir despesas.

Captação e Reuso de Água
Captação de água da chuva como estratégia de Marketing Verde.

A captação de água da chuva é mais um exemplo de alternativa sustentável e econômica. A partir da colocação de calhas coletoras, é possível captar a água pluvial e a armazená-la para o uso. Esta água pode ter destinações diversas, dependendo do tipo de tratamento pelo qual ela passa ou não.

Boa parte da água que utilizamos pode ser reaproveitada, como a água de aparelhos de ar-condicionado, do banho, de torneiras, dentre outras. O reuso pode ser destinado por exemplo, à lavagem de áreas externas e automóveis ou à irrigação de jardins.

Telhado Verde, Jardim Vertical e Ambiência
Jardins verticais como estratégia de Marketing Verde.

Por último, temos a dica mais visual e que irá chamar uma atenção positiva para a sua empresa. Engana-se quem acredita que jardins tem funções meramente estéticas. O uso de jardins funcionais pode trazer diversos benefícios para o ambiente empresarial, como reduzir a temperatura, auxiliar na drenagem de água da chuva, aumentar a qualidade do ar e trazer experiências sensoriais para os funcionários.

Um trabalho elaborado de ambiência irá, não só trazer benefícios práticos para a sua empresa, como elevar o bem-estar das pessoas que circulam por ela. Um ambiente de trabalho “mais verde” pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a satisfação dos funcionários, o que impacta na eficiência e melhoria dos resultados de todos os processos da empresa.

E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre Marketing Verde? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente! Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria