Blog

Drenagem Urbana: impacto do desenvolvimento urbano

a drenagem urbana é importante para o escoamento adequado das águas da chuva
Sabe as consequências do desenvolvimento urbano? Descubra qual a importância da drenagem urbana neste contexto.

O desenvolvimento urbano brasileiro ocorreu, em sua maioria, de forma rápida e desordenada. Como consequência, nos grandes centros urbanos, os efeitos das chamadas “ilhas de calor” são mais longos e fortes. Isto porque a urbanização não planejada ou mal planejada potencializa as enchentes. Além disso, a falta de vegetação no meio urbano prejudica o escoamento e a drenagem de água pelo solo.

O crescimento da produção de sedimentos da bacia hidrográfica é maior durante o desenvolvimento urbano. Isto por conta do aumento das construções urbanas, a limpeza de terrenos para novos loteamentos, construção de avenidas extensas e rodovias. Com isso, a camada superficial do solo é alterada e exposta, tornando-se menos resistente à erosão e consequentemente aumentando a frequência de enchentes e inundações.

O que é a Drenagem Urbana?

A drenagem urbana nada mais é do que o gerenciamento das águas da chuva das cidades, diminuindo os riscos de inundações. As águas pluviais precisam ser escoadas dos grandes centros, pois o acúmulo pode trazer grandes consequências. Por isso, a drenagem urbana planejada e sustentável se mostra essencial para o escoamento adequado da água produzida nos centros urbanos.

Porém, com a ocupação populacional rápida e não planejada a drenagem urbana acontece de forma desordenada. Consequentemente, as falhas do escoamento de água ocorrem, como: inundações, alagamentos, enchentes e até deslizamentos. Além disso, os serviços de abastecimento de água deixam de fora 12% da população urbana, a coleta de esgotos beneficia apenas 35% desta população e apenas 8% do esgoto produzido nessas cidades possui tratamento adequado.

Drenagem Urbana Sustentável

A drenagem urbana sustentável é uma técnica recente que tem como objetivo seguir o ciclo natural da água. Ou seja, este modelo de drenagem trabalha com estratégias de engenharia que introduzem canais abertos com vegetação para reduzir as vazões de chuva e reduzir a concentração de poluentes das águas de chuva nas áreas urbanas.  

Esta forma de gestão utiliza os recursos naturais de forma racional. Isto porque outro princípio da drenagem urbana sustentável é o de manter a vazão de água pré-existente, não transferindo o impacto do desenvolvimento urbano para o sistema de drenagem. Uma das técnicas inovadoras deste sistema é a armazenagem das águas de chuva em reservatórios para o reuso em irrigação de jardins e praças.

Outros projetos da drenagem urbana sustentável visam o controle de inundações e a sustentabilidade urbana, são eles:

1. Telhados Verdes

Estes telhados de cobertura verde são drenagens naturais para escoamento pluvial excedente. Isto porque, agregam em sua composição uma camada de solo ou substrato e outra camada de vegetação, armazenando a água proveniente da chuva. Sendo também excelentes para o conforto termoacústico da residência, além de diminuírem a poluição local já que a vegetação realiza o processo de fotossíntese de forma natural.

2. Valas de Infiltração

As valas de infiltração são camadas de vegetação plantadas frequentemente em paralelo com ruas, estacionamentos, estradas e avenidas. Essas plantas funcionam como drenagem hídrica, já que nas laterais destes locais é comum o escoamento inadequado de água formando grandes poças. Por isso, o número de valetas vegetais deve ser grande nas metrópoles para auxiliar na drenagem urbana, diminuindo os possíveis alagamentos.

3. Pavimentos permeáveis e porosos 

Este tipo de pavimento é uma técnica importante na drenagem urbana sustentável pois  possuem espaços livres em sua estrutura por onde a água pode escoar. Com isso, está água tende a ser transportada de forma mais rápida, facilitando a drenagem. Essa construção busca reduzir o volume de água do escoamento superficial e, consequentemente, a probabilidade de enchentes.

Por isso, a gestão de recursos hídricos deve ser feita em conjunto com o planejamento urbano para que medidas sustentáveis e técnicas eficientes sejam aplicadas na drenagem urbana.

Se interessou sobre o assunto? A Agrha Consultoria realiza projetos de Drenagem personalizados para as suas necessidades. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!
Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria