Blog

Ecossistema Costeiro: a importância dos manguezais

importância dos manguezais para o ecossistema marinhos
Sabe qual a importância dos manguezais para o ecossistema marinho? Já parou pra pensar de onde vem os alimentos marinhos que consumimos diariamente?

O Manguezal é um ecossistema à beira-mar encontrado em regiões tropicais e subtropicais do planeta. Porém, existe diferença entre o mangue e o manguezal. Os mangues são as plantas e espécies de árvores que se desenvolvem em seu habitat natural, os manguezais. Com sua aparência lodosa e, normalmente, um baixo teor de oxigênio, este ecossistema são ricos em matéria orgânica e apresentam grande biodiversidade.

Por estar localizado em regiões de baixa maré, os manguezais são diariamente inundados por águas com uma alta taxa de salinidade provenientes das marés. Estas correntezas trazem e levam consigo folhas, sementes, larvas e pequenos animais como os moluscos, crustáceos e peixes. Por isso, essa região recebe uma grande quantidade de sedimentos, oferecendo, assim, larga variedade de substratos e muitos nutrientes.

os manguezais tem grande importância para o ecossistema por serem berçários e abrigo para animais marinhos

Conhecidos por seu odor forte e seu solo lamacento, os manguezais apresentam essa característica por conta da escassez de oxigênio e o excesso de salinidade no solo. Por isso, as bactérias presentes ali utilizaram o enxofre produzido no processo de decomposição dos resíduos e formam compostos químicos. Estes compostos apresentam alta quantidade de sulfeto de hidrogênio (H2S) o que determina o odor forte de putrefação, similar ao da decomposição de um ovo.

Desaparecimento do Manguezal

Estima-se que 15% dos manguezais existentes no mundo estão localizados no Brasil. Porém, com o avanço da urbanização houve uma perda significativa na quantidade dos bosques de manguezal. Por conta das construções costeiras como rodoviárias e portos, os manguezais são aterrado e destruídos e se encontram hoje em um ritmo de destruição de 3 a 5 vezes maior do que o das floretas, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Além disso, os crustáceos são um dos animais que vivem neste ambiente marinho e por conta da crescente procura por estes alimentos, a pesca e as práticas de cultivo insustentáveis aumentaram. Ademais, essa exploração desregulada deste ambiente marinho pode causar a eutrofização das águas, transferência de doenças e parasitas e até a introdução de espécies exóticas, gerando perda e competitividade neste habitat. Por isso, essa prática é uma das principais causas para o desaparecimento das áreas de manguezal.

Importância dos Manguezais
1. Proteção da Linha Costeira

Por conta das raízes dos mangues, os manguezais diminuem a força das ondas, proporcionando estabilidade e evitando os processos erosivos nas linhas das costas. A proteção feita por estas árvores impede o assoreamento dos rios, isto é, o acumulo excessivo de sedimentos no leito dos rios.

os mangues impedem o assoreamento dos rios brasileiros

Pois, os mangues juntam os sedimentos nas margens evitando que esses fiquem compactados no meio destes rios e impeçam o fluxo de água no local. Além disso, essas raízes diminuem o fluxo de água que chega na costa e por isso são a primeira linha de defesa contra tempestades tropicais, tsunamis e furacões.

2. Sequestro de Carbono

A emissão dos gases provenientes da queima de combustíveis fósseis acelera as consequências do chamado efeito estufa. Este fenômeno é composto por substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, dificultando a saída para o espaço e, por permanecerem aqui, mantém a Terra aquecida. Este aumento de temperatura gera mudanças climáticas graves como: aumento de tempestades e enchentes, intensificação da temperatura e secas extremas.

os manguezais são um dos mais eficientes ecossistemas no combate ao aquecimento global, devido a sua enorme capacidade de sequestrar carbono.

Porém, pesquisas demonstram que na fase de crescimento, as árvores maduras necessitam de uma enorme quantidade de carbono para se desenvolver e para isso retiram este elemento da atmosfera. Este processo é conhecido como sequestro de carbono e pode ser feito também por oceanos e outros organismos que, por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. Por isso, os manguezais e as florestas tropicais, são um dos mais eficientes ecossistemas no combate ao aquecimento global, devido a sua enorme capacidade de sequestrar carbono.

3. Áreas de Repouso e Berçários de Espécies

Os manguezais são geralmente denominados “berçários da natureza”. Isto porque, inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos encontram nesse ecossistema condições ideais de criadouro e abrigo para sua reprodução. Alguns peixes marinhos utilizam as águas do manguezal para desovarem, já que este ambiente é propício para que seus filhotes cresçam longe de predadores e tenham bastante alimento antes que possam sobreviver sozinhos no mar.

os manguezais são geralmente denominados “berçários da natureza”. Isto porque, inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos encontram nesse ecossistema condições ideais de criadouro e abrigo para sua reprodução

Estas diversificadas características ambientais é o motivo que explica porque os manguezais apresentam uma fauna, flora e variedade de microrganismos específicos. Isto porque estes serem possuem adaptações estruturais e fisiológicas para poderem se manter vivos neste habitat. Por isso, o manguezal é conhecido como o berçário de diversas espécies como os peixes, crustáceos e até alguns répteis.

A Agrha Consultoria realiza projetos de dimensionamento de Produção Agrícola Sustentável. Podemos te ajudar a entender melhor sobre assunto e como contribuir para reduzir este problema. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso email marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria