Blog

Painel solar fotovoltaico: a chave para reduzir a conta de luz

benefícios do painel solar fotovoltaico como alternativa para energia limpa
Imagina economizar na conta de luz e ainda optar por uma fonte de energia limpa e renovável? Com a implementação de painéis solares é possível.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no uso da energia solar em todo o mundo – chegando a 33% de crescimento no ano de 2016. Isto porque cresce a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, além do aumento da tarifa na energia elétrica. Por isso, optar pela utilização desta fonte natural é a alternativa para ter uma energia mais sustentável e economizar na conta de luz.

O Brasil tem uma grande irradiação solar durante a maior parte do ano. Sendo um dos países de maior índice de radiação solar do mundo e por isso tem largo potencial para utilizar desta fonte. Por isso no Brasil, o uso da energia solar como fonte de eletricidade teve um aumento de 14,1% no primeiro semestre de 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). E os painéis solares fotovoltaicos que fazem esse trabalho de conversão.

O que é um Painel Solar Fotovoltaico?

Esses painéis são equipamentos essenciais para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O sistema de energia fotovoltaica se beneficia desta luz para transformá-la em eletricidade através de células fotovoltaicas. Mas qual a diferença entre o painel solar para o painel solar fotovoltaico? As placas solares são destinadas ao aquecimento de água do local e os painéis solares fotovoltaicos geram energia elétrica por meio das células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício.

benefícios e vantagens do painel solar fotovoltaico como alternativa para usar um energia limpa e renovável
Benefícios das Placas Solares
1. Redução da Pegada Ecológica

O que é a pegada ecológica? Essa metodologia mede os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais. Deste modo optar por uma energia limpa e renovável estará reduzindo a emissão de carbono. Isto porque a energia da rede é, em sua maioria, produzida pela queima de combustíveis fósseis, sendo que estes produzem gases para a atmosfera.

redes elétricas
2. Economia de até 90% da conta de luz

A energia solar fotovoltaica permite que consumidores gerem sua própria energia de forma mais barata do que a energia fornecida pelas concessionárias. Por produzir eletricidade gratuita e natural durante o dia cobre grande parte das necessidades elétricas da residência. Com essa fonte de energia extra não será necessário usar a energia proveniente da rede com tanta frequência o que diminuirá significativamente as contas de luz.

3. Valorização do imóvel

Casas com energia fotovoltaica podem valer até 6% mais na hora da venda, segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley nos EUA. Além disso, cresce o número de interessados por imóveis que valorizem a sustentabilidade e energia limpa. Por isso, o painel solar fotovoltaico seria um investimento ao longo prazo.

a valorização do imóvel aumenta quando a investimento em painéis solares fotovoltaicos
Viabilidade econômica

Como dito anteriormente as placas fotovoltaicas podem reduzir em até 90% os gastos com a conta de luz. Essa vantagem cresce a longo prazo, isto porque o investimento inicial da implementação dos painéis acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com a redução dos custos com a conta de energia.

Por isso, os painéis solares irão gerar eletricidade sem custo durante todo o tempo que houve incidência solar. Porém, existe a opção de obter placas que tenham baterias para garantir o fornecimento de energia durante todo o dia. Funcionam como fonte alternativa quando não houve, ou com pouca, energia solar como durante a noite ou até mesmo em dias nublados ou chuvosos. Assim não será necessário gastos a mais com a energia de rede e os custos mensais com eletricidade serão reduzidos a zero.

As placas solares fotovoltaicas podem reduzir em até 90% os gastos com a conta de luz.

A durabilidade dos painéis solares fotovoltaicos é de até 25 anos, porém é necessário que haja a manutenção das placas periodicamente. Esta manutenção requer a limpeza e verificação de possíveis arranhões ou rachaduras nas placas. Dessa forma, a manutenção elétrica também é necessária, porém é feita apenas uma ou duas vezes por ano, e garante a longa vida útil do sistema.

Quer investir em painéis solares fotovoltaicos e reduzir seus gastos com eletricidade? A Agrha Consultoria realiza projetos personalizados de placas solares. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso email marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria