Blog

Biogás: apostando na energia renovável

Produção de biogás. Energia renovável.
Já pensou em produzir energia através de matéria orgânica em decomposição? Descubra o que é o biogás e quais as suas aplicações.

O biogás é uma fonte de energia renovável, composto principalmente por dióxido de carbono (cerca de 30%) e metano (cerca de 50 %). Também possui em sua composição, quantidades menores de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas e oxigênio. A sua formação se dá pela ação de bactérias fermentadoras em matéria orgânica sob condições específicas de temperatura, umidade e pH.

Embora ocorra naturalmente, podemos fabricar este biocombustível ao acumularmos matéria orgânica e submetê-la às condições citadas acima. Este processo é feito através de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Nele, é depositada a matéria prima para a geração do biogás, como esterco, bagaço de vegetais, palhas e lixo orgânico.

O uso do biogás é muito recomendado no meio rural, onde há abundância de matéria prima para a sua produção e diversas formas de aplicá-lo. Este biocombustível é, não apenas uma alternativa ao uso de fontes energéticas tradicionais ­— petróleo, carvão e hidrelétricas —, como uma forma de reaproveitar o lixo orgânico, muitas vezes tido como não reciclável. No entanto, deve-se atentar ao alto teor poluente do biogás, por conta das altas concentrações de dióxido de carbono e metano.

Abaixo, listamos algumas aplicações deste biocombustível, que mostram como o seu uso é diversificado.

Aquecimento de água
Chuveiro aquecido à gás. Energia renovável.

O boiler a gás surgiu como alternativa para o aquecimento de água por energia elétrica. Este equipamento tem a capacidade de esquentar e manter a água aquecida. As aplicações são inúmeras, como aquecimento da rede de água doméstica, piscinas, uso industrial, dentre outros. Embora a energia solar seja a considerada mais sustentável para o aquecimento de água, o biogás também pode ser utilizado, representando uma alternativa para locais frios ou com pouca incidência de luz solar.

Calefação de ambientes
Termômetro marcando temperatura de calefação de ambiente a partir de energia renovável.

Em locais frios, como na região Sul do Brasil, é comum encontrar sistemas de calefação tanto em residências, como em escritórios ou estabelecimentos comerciais. Dentre os modelos de equipamentos com esta função, está o aquecedor a gás. Este é um sistema mais tradicional, porém ainda muito utilizado por sua eficiência e fácil aplicação.

Neste caso, o biogás atua de forma muito semelhante ao exemplo anterior, pois sua função, novamente, é aquecer a água. Esta água quente é dispersa por radiadores e percorre o ambiente, irradiando calor para o ar no processo.

Motores e turbinas
Turbina a biogás. Alternativa de nergia sustentável.

Tanto motores quanto turbinas a gás funcionam pelo processo de combustão interna, utilizando o ciclo de admissão, compressão, combustão e escape. A diferença está apenas no movimento de ambos. Enquanto o motor a pistão ­— o mais utilizado em automóveis — possui movimento de vai e vem, a turbina tem movimento circular.

Neste cenário, o biogás, como energia renovável, é um combustível mais limpo que a gasolina, o diesel ou outros combustíveis gasosos, como o GLP (gás liquefeito de petróleo).

Energia elétrica
Lâmpada acesa. Geração de energia elétrica através de biogás. Energia renovável.

O biogás é, também, tido como uma alternativa ao gás natural para a produção de energia elétrica. Neste processo, a energia química do gás é convertida em energia mecânica por meio de combustão. Essa energia mecânica é responsável por ativar um gerador que produz energia elétrica. Outra alternativa é a utilização do biogás em caldeiras, onde ocorre a queima direta do combustível para a cogeração de energia.

Tem interesse em energia renovável? Já pensou em produzir o seu próprio biogás? A Agrha Consultoria realiza projetos de biodigestores. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria