Blog

Jardim Filtrante: solução sustentável para tratamento de efluentes

Você já parou para pensar sobre as consequências do descarte incorreto de efluentes domésticos?

No Brasil, cerca de 37,5% do esgoto passa por algum tipo de tratamento antes de ser lançado na natureza. Isso significa que mais da metade do esgoto produzido segue para os rios, lagos, reservatórios, bacias hidrográficas e aquíferos, da forma como sai da nossa casa. Além de contribuir para a degradação dos recursos naturais, a destinação incorreta do esgoto domésticos também é responsável pelo acometimento de doenças. Nesse contexto, a tecnologia de Jardins Filtrantes mostra-se como uma boa alternativa para o tratamento de efluentes provenientes de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões, detergentes, restos de alimentos e gorduras – a chamada “água cinza”.

Tratamento de efluente doméstico

O Jardim Filtrante é utilizado como tratamento de efluentes domésticos complementar à Fossa Séptica Biodigestora. Esta realiza o tratamento da água negra – advinda do vaso sanitário. O sistema de Jardim Filtrante tem como função tratar a água cinza, visando o reuso local ou o descarte adequado no ambiente. 

Plantas Filtrantes

Em um Jardim Filtrante, utiliza-se plantas aquáticas macrófitas e nativas da região,  que são responsáveis por reter as impurezas da água cinza e decompor os poluentes, tornando o efluente livre de contaminantes. Essa decomposição ocorre devido a um processo de fitorremediação, que consiste na interação das bactérias presentes nas raízes e os diferentes tipos de contaminantes.  Além de agir como um filtro natural, as plantas também cumprem a função ornamental, valorizando o paisagismo local. Dessa forma, a preferência é por plantas que produzam flores para que o ambiente fique esteticamente agradável. 

Como é feito?

O Jardim Filtrante simula uma área alagada natural, como se fosse um pequeno lago. Neste lago, além das plantas filtradoras, usa-se areia grossa e brita, que agem como filtros físicos para reter as partículas sólidas, auxiliam na sustentação das plantas e formação do biofilme – conjunto de bactérias que crescem e formam uma cápsula de proteção. Antes de colocar os elementos filtrantes, a área deve ser impermeabilizada com uma geomembrana, para evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos. Portanto, é importante que o projeto e implementação sejam executados por profissionais aptos e experientes.

Reuso da água tratada

Em algumas décadas, a água doce será um recurso natural escasso e disputado. Daí a importância da reutilização da água cinza tratada, que possui diversas aplicações: irrigação de lavouras, lavagem de pisos, galpões, carros, janelas, etc. É importante ressaltar que apesar da água ter passado por um sistema de tratamento de efluentes, não é recomendado utilizá-la em banhos ou para consumo humano e animal. 

Quais são as vantagens? 

O sistema de jardim filtrante apresenta um baixo custo de aquisição e sua manutenção é simples. Dessa forma, sua implementação é viável em pequenas ou grandes propriedades, que buscam dar um destino ambientalmente correto ao efluente doméstico produzido. Além disso, o reuso do efluente tratado se mostra como uma forma de economizar na conta de água, já que pode-se utilizá-lo para lavagens que requerem grande quantidade desta.  Por fim, o sistema de Jardim Filtrante é um grande aliado ao meio ambiente, sendo uma opção sustentável para tratar os efluentes produzidos diariamente, que, quando descartados incorretamente, podem ser prejudiciais à natureza. 

Quer ter um projeto de Jardim Filtrante em sua propriedade? A Agrha Consultoria pode realizá-lo de forma personalizada para você. Acesse o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes, acerca desse tipo de assunto, acompanhe nosso instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketingagrha@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria