Blog

Casa ecológica: Como Ter Uma Moradia Sustentável

casa sustentável

Sabia que a residência urbana é umas das áreas que mais utiliza energia no Brasil? Quantos litros de água são consumidos diariamente em uma moradia? Por isso, ter uma casa sustentável pode ser a solução para amenizar os danos causados ao meio ambiente.

O setor residencial consome 20% da água nas cidades e 75% dos recursos naturais. Gerando também cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, segundo dados do Conselho Brasileiro de construção Sustentável. Cresce a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do planeta. Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para o dia a dia.

lixo urbano

Os impactos ao meio ambiente se intensificaram durante a Revolução Industrial e, atualmente, a situação é ainda pior. Pois, com o aumento populacional e o consumo excessivo, esses danos se agravaram. Porém, na tentativa de mudança, a procura por moradias cada vez mais ecológicas teve uma crescente. Hoje, já é possível ver casas modernas com uma arquitetura sustentável. Além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam a economia financeira dos seus proprietários e moradores.

Afinal, o que as são Casas Sustentáveis?

A palavra sustentável vem do latim sustinere, que significa “manter vivo” ou conservar. Isto porque, com todos problemas de mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais exige que a construção civil se adapte a este cenário. Por isso, uma moradia ecológica visa reduzir os danos causados pela ação humana.

Deste modo, esses imóveis são planejados e construídos seguindo técnicas que agridam cada vez menos o meio ambiente. Por isso, devem ser construídas fora de áreas de preservação, utilizando materias recicláveis em sua construção e dando preferência por projetos que utilizem mais da luz natural.

luz natural

Porém, não é necessário começar a construção do zero para se ter uma casa sustentável. Com apenas algumas mudanças no cotidiano e utilizando novas tecnologias, já estará fazendo a diferença. Veja a baixo algumas dicas para ter uma casa mais ecológica.

1. Uso Racional da Água

Diante do cenário mundial de escassez de água, uma casa sustentável não pode deixar de fazer uso racional deste recurso natural. Existem diversas formas de economizar água no dia a dia. E quais são? Uma alternativa é a instalação de chuveiros e torneiras que tenham temporizador. Assim, evitará possíveis desperdícios.
Outro projeto possível é o aproveitamento e captação da água vinda da chuva. Essa água ficará armazenada em um tanque, podendo ser utilizada nas máquinas de lavar, nos vasos sanitários e na lavagem do carro. Essas práticas irão contribuir com o meio ambiente e diminuir os custos mensais das contas de água.

captação de água da chuva
2. Utilização da Luz Natural

Tenha mais entradas de luz solar no seu imóvel. Janelas maiores podem auxiliar para que a casa fique iluminada naturalmente por mais tempo. A ausência de luz natural afeta a saúde de quem mora na casa, a falta de vitamina D é extremamente prejudicial para o homem.
Outro projeto viável para o aproveitamento da luz solar é a instalação de painéis fotovoltáicos na residência. As placas solares tem como objetivo gerar, a partir de energia solar, energia elétrica para as moradias. Além de ser extremamente sustentáveis, podendo reduzir os custos mensais com energia em até 95%.

placa solar
3. Coleta Seletiva

Outra alternativa para ajudar o meio ambiente é fazer a coleta seletiva do lixo doméstico. Separando todo os resíduos secos e recicláveis (plástico, papel, caixas, dentro outros) dos lixos úmidos. Após essa separação é só levar os recicláveis ao ponto de coleta mais próximo da residência.

O lixo diário descartado de forma incorreta muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos significativos em todo o ecossistema existente naquele local.

coleta de lixo
4. Coberturas Verdes

Conhecido também por telhado verde, essa estrutura natural é a substituição da telha comum por uma vegetação. Esse tipo de construção diminui os efeitos das chamadas ilhas de calor urbano. Pois absorve os gases do efeito estufa emitidos por veículos, melhorando a qualidade do ar no local. Este fenômeno acontece em áreas urbanas, pois os materias usados nessas construções absorvem e retém mais calor do sol aumentando a temperatura do local. Além disso, por serem compostos por vegetação, os “tetos verdes” armazenam a água proveniente da chuva diminuindo as chances de enchentes.

telhado verde

Por isso, ter uma casa sustentável é um novo modo de minimizar os danos causados pela interferência humana. Não é possível mudar o que já foi feito, porém ter uma construção que agrida minimamente os recursos naturais pode fazer diferença.

Quer ter uma casa mais sustentável? A Agrha Consultoria realiza projetos de Captação e reuso da água da chuva, Telhado Verde e Painel Solar altamente personalizados para as suas necessidades. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria