Blog

Jardim Funcional: Trazendo a Natureza para Dentro de Casa

Já pensou em substituir produtos industrializados por plantas naturais? Saiba como aliar beleza e conveniência para criar soluções sustentáveis para a sua casa.

Muitos acreditam que jardins têm função meramente estética em nossas casas. De fato, trazem variadas cores e formas, contribuindo para a beleza do ambiente. No entanto, nada na Natureza está ali por acaso. Fauna e flora convivem em harmonia, interagindo e trazendo benefícios únicos para os ecossistemas. Se pesquisar a fundo e entender melhor essas relações, poderá aproveitar todo o potencial de suas plantas. Desta forma, podemos planejar um jardim, não apenas bonito, mas funcional!

Só no Brasil, temos mais de 40 mil espécies de plantas conhecidas, espalhadas por nossos diferentes biomas. Muitas delas já estão presentes em nossa culinária. Outras, enfeitam nossos jardins ou mesmo a paisagem natural de nossas cidades. Há também aquelas utilizadas pelas mais diversas indústrias, como a farmacêutica e a de cosméticos. Podemos contabilizar, também, as diversas espécies exóticas, facilmente encontradas em lojas de jardinagem e supermercados. Toda esta diversidade está presente das mais variadas formas em nosso dia-a-dia. Mas será que não podemos ir ainda mais longe, substituindo cosméticos e alimentos processados por plantas naturais, criadas de forma sustentável?

Do quintal para a cozinha
Cultivo de alface em jardim funcional.

Já se perguntou sobre a origem dos alimentos que encontramos nos supermercados? Não apenas produtos processados e acrescidos de conservantes, mas até mesmo frutas, verduras e ervas. São espécies naturais ou transgênicos? Foram manejados com o uso de agrotóxicos? Nem sempre é fácil encontrar produtos orgânicos ou de procedência confiável. Uma solução, então, para garantir sua saúde e a da sua família é cultivá-los por conta própria.

Alguns dos alimentos mais comuns em nossos pratos podem ser cultivados dentro e casa. Dentre eles, estão:

  • Hortaliças, como alface, tomate, rúcula, couve, salsa, cebolinha;
  • Frutas, como laranja, limão, acerola, amora, jabuticaba, goiaba;
  • Ervas, como alecrim, manjericão, hortelã, sálvia, tomilho, erva-cidreira;
  • Flores comestíveis, como amor-perfeito, tagetes, capuchinha, flor-de-mel.

Mas quanto espaço é preciso para manter esse cultivo? Tudo depende do seu consumo. Um quintal grande, com muita terra, possibilita uma variedade maior de cultivos. Mas há também como produzir em pequenos jardins, ou até mesmo em apartamentos. As possibilidades são muitas, como vasos, jardineiras, estufas indoor, hortas e jardins verticais.

Convite à natureza
Beija-flor polinizando flor em jardim funcional

A escolha adequada de plantas para o seu jardim funcional pode atrair visitantes interessantes para a sua casa. Um jardim florido é o ambiente perfeito para insetos polinizadores e beija-flores, que irão interagir com o ambiente, trazendo ainda mais vida e beleza à paisagem. Frutíferas podem atrair animais maiores, como saguis, gambás, maritacas e até mesmo papagaios e araras, dependendo do local onde você vive. Árvores grandes podem servir de poleiro para diversas espécies de pássaros, assim como locais perfeitos para construírem seus ninhos.

Embora muitos tenham receio quanto à entrada de animais silvestres em suas casas, é importante lembrar que estes contribuem para um ambiente equilibrado. Seja espalhando sementes, polinizando flores ou predando espécies indesejadas, a fauna local deve ser vista como aliada, não como um inimigo. Há muito mais a ganhar que perder com essa relação.

Repelente natural
Alecrim, exemplo de planta repelente para jardim funcional.

Assim como algumas plantas atraem, outras repelem animais. Quem nunca se incomodou com picadas de mosquito ou com a presença de moscas? Em vez de repelentes industrializados ou inseticidas, que possuem substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde, podemos usar plantas com efeito similar. Muitas destas, inclusive, estão presentes na composição desses produtos.

Citronela, lavanda, manjericão, hortelã e alecrim são exemplos de plantas que possuem aromas característicos que incomodam e espantam alguns animais. Mosquitos e moscas não são os únicos. Podemos citar vários exemplos, como formigas, baratas, percevejos, pulgas, carrapatos e até mesmo gatos.

Jardim sensorial
Menina sentindo aroma ds flores em jardim funcional sensorial

Jardins sensoriais têm o objetivo de trazer lazer e bem-estar ao estimularem nossos sentidos. Seja pela variedade de cores e cheiros agradáveis de flores e plantas, pela sensação de tocar na vegetação ­— com as mãos ou sob os pés ­— ou pelo som agradável dos pássaros e outras espécies que eles atraem.

Quem nunca quis fechar os olhos e sentir-se no meio da natureza, ouvindo o canto dos pássaros e o balançar das folhas ao vento? É esta a proposta de um jardim sensorial, como o Jardim Botânico no Rio de Janeiro ou Jardim Sensorial do CEAPLA em Rio Claro, SP.

Com a escolha correta das espécies, podemos trazer um pouco desta sensação para dentro de casa. A lavanda, por exemplo, além de possuir um aroma agradável, tem a capacidade de acalmar e relaxar, sendo útil no combate de doenças como ansiedade, depressão e insônia. Além do aroma, a combinação das cores de folhas e flores podem gerar sensações agradáveis e até estimular a concentração e o equilíbrio mental. São inúmeras as possibilidades e os benefícios.

Ficou com vontade de ter o seu próprio jardim funcional? A Agrha Consultoria realiza projetos de Jardim Vertical, Telhado Verde e Ambiência altamente personalizados para as suas necessidades. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos conteúdos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria