Blog

Amazônia: Uma Verdadeira Farmácia Natural

Já ouviu que chá de Boldo pode ajudar no mal estar? E que a Camomila ajuda a relaxar?

As chamadas plantas medicinais podem ser usadas como chás e infusões e promovem bem-estar, auxiliam no tratamento de doenças e no alívio dos seus sintomas. Além da Camomila e do Boldo, existem milhares de plantas que tratam as mais diversidades enfermidades, que vão desde alergias até infecções. Na Amazônia, mais de 2000 espécie de plantas são usadas para fins medicinais e, pela sua imensa riqueza da em ervas, raízes, sementes e cascas pode ser considerada uma “farmácia natural”.

Como surgiu?

Os principais benefícios do uso de plantas medicinais são o baixo custo e a pouca presença de efeitos colaterais. Essas plantas destinadas a fins terapêuticos são uma das mais antigas formas de prática de cura para diversas doenças da humanidade. O conhecimento das plantas medicinais vai sendo passado de geração em geração e, no Brasil, começou com os povos indígenas e estão aqui até hoje.

Erva de São João. Indicado para artrite, artrose, asma, bronquite, catarro, cólicas menstruais, diarreias, febre, gripe e resfriado.
As “Farmácias Vivas”:

Fatores como o difícil acesso da população mais carente aos centros de atendimento médicos e hospitalares, a carestia no custo de exames básicos e a falta de medicamentos nas farmácias públicas dos grandes hospitais contribuem para a utilização das plantas medicinais como forma de tratamento para determinadas enfermidades. Então, surge no país o conceito de “farmácias vivas”, que tratam-se de hortas comunitárias de plantas medicinais. Para a manutenção dessas hortas são necessários biólogos e botânicos que vão orientar as plantas adequadas, seus modos de cultivo, colheita e processamento de plantas medicinais, bem como, sua manipulação.

“Se não fizer bem, mal não faz”:

Existe um mito de que os remédios de origem natural são sempre inofensivos, por não produzirem grandes efeitos colaterais quando tomados corretamente. Porém, é necessário tomar conhecimento de que esses medicamentos podem sim causar problemas de saúde se forem usadas de forma incorreta. É de crucial importância conhecer e identificar bem a planta que está sendo utilizada, assim como a dosagem adequada a ser tomada. Busque sempre orientação médica!

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos assuntos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria