Blog

Silviculturas: recuperação de matas ciliares

silvicultura
A silvicultura em apoio ao reflorestamento para reverter os danos causados no desmatamento das matas ciliares.

Pense o quanto a temperatura vem aumentando com o passar dos anos. A ocorrência de enchentes e deslizamentos cresce cada vez mais, causando acidentes irreversíveis. Já reparou como a quantidade de florestas diminuiu em paisagens cotidianas? O desmatamento mundial é o grande causador destes eventos. Diante deste cenário, ter a silvicultura como aliada do reflorestamento na reconstrução das florestas brasileiras pode ser a solução.

desmatamento de florestas

As florestas são de grande importância para o planeta. Por serem fontes de energia e diminuírem as chances de ocorrer o processo de lixiviação do solo. Além disso, absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono, contribuindo para reduzir o agravamento das mudanças climáticas e equilibrando todo o ecossistema presente no local.

Por isso, a silvicultura trabalha em conjunto com o reflorestamento para recuperar as matas ciliares brasileiras. A mata ciliar é a cobertura vegetal que está presente na beira de rios, lagos e nascentes. E por que essa área deve ser preservada? Por ter a capacidade de evitar a erosão do solo e garantir a qualidade da água, servindo como filtro de fertilizantes agrícolas e poluentes químicos.

matas ciliares na beira do rio

Além disso, as margens dos rios atuam como um corredor ecológico para os animais. Isto porque facilitam a passagem e garantem mais recursos do outro lado. Sendo também o lar de tribos indígenas locais, que utilizam o rio como fonte de renda e alimento. Sem a presença das matas ciliares, os deslizamentos e a poluição irão se agravar, destruindo todo um ecossistema existente naquele local. Por isso, a conscientização sobre preservar esta cobertura e do seu reflorestamento precisa de urgência.

O processo de desmatamento causado nessa áreas florestais deve ser revertido urgentemente. E a silvicultura pode ser de extrema importância para reduzir esses danos nas matas ciliares. Por essa ciência consistir no plantio de novas mudas de árvores em áreas degradadas.

Portanto, com um manejo sustentável da silvicultura, é possível ter o aproveitamento racional e a manutenção das florestas. Já que estas são matas filtradoras de defensivos agrícolas e poluentes, o trabalho de recuperação das matas ciliares é fundamental. Desse modo, essa prática pode salvar os seres vivos que existem nestas áreas.

tribos indígenas em matas ciliares

Em todo mundo, as florestas plantadas não representam mais do que 7% do total. Porém, com um trabalho correto elas podem fornecer até 70% da demanda mundial de madeiras. Além disso, neste plantio são indicadas mudas de árvores nativas e de ocorrência regional por serem mais adaptadas ao clima e não sofrerem com as mudanças climáticas do local.

Por isso, deve haver uma gestão adequada e ecológica nessas matas que crescem em nascentes pois só assim haverá água limpa e de qualidade para as próximas gerações. E com o apoio do plantio de árvores estes danos serão minimizados, pois, com a silvicultura nestes locais, o desmatamento vai sendo catalisado e consequentemente, irá contribuir no reflorestamento das matas ciliares.

A Agrha Consultoria realiza projetos de dimensionamento de Reflorestamento. Podemos te ajudar a entender melhor do assunto e a prática pode ser aplicada na sua região. Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos assuntos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria