Blog

Bioprodutos: como reaproveitar resíduos domésticos

Óleo usado, cascas de frutas e outras sobras de alimentos consumidos diariamente. Tudo pode ser reaproveitado!

Já se perguntou para onde vão todos os resíduos gerados na sua casa? Quantos litros de óleo são descartados todos os dias? O quanto isso impacta o meio ambiente? Quer fazer a diferença de forma simples e sem custos? Os bioprodutos podem ser a solução. 

Das mais variadas origens e aplicações, os bioprodutos são a solução para o reaproveitamento do lixo orgânico. Mas o que são? São todos os tipos de produtos criados a partir de seres vivos. Têm como objetivo o aproveitamento máximo de resíduos sólidos ou líquidos do dia a dia.

A coleta seletiva do lixo doméstico pode evitar danos significativos ao meio ambiente pois, economiza espaço de lixões e diminui as chances de deslizamentos em aterros. Esses resíduos podem ser utilizados em produtos de beleza e higiene, ou até mesmo na produção de biocombustíveis (derivados de biomassa renovável podendo substituir combustíveis provenientes de petróleo e gás natural em motores a combustão).

Adotando o hábito de separar o lixo e utilizando sobras como: cascas de frutas e legumes, alimentos perto do vencimento ou até mesmo o óleo que sobrou de uma fritura feita anteriormente, é possível fazer produtos sustentáveis reduzindo significativamente a quantidade de insumos descartados diariamente.

Existe uma infinidade de destinos para esses resíduos e os produtos naturais são apenas um deles. Guardando todas as cascas de frutas consumidas durante a semana, é possível fazer um sabonete caseiro, cheiroso e ecológico.

O descarte do óleo de cozinha, por exemplo, é um grande problema ambiental. Um litro desse produto pode contaminar até 1 milhão de litros de água, causando danos irreversíveis. Para minimizar esse dano, é possível utilizar o resto de óleo que sobra dos preparos das refeições para fazer um sabão caseiro de óleo de cozinha. É uma forma de evitar o seu descarte no mar, além de reduzir os custos com compra de sabonetes.

Mas a confecção de produtos caseiros não é a única forma de reaproveitar estes resíduos. Quando coletados em larga escala, podem contribuir também para a produção industrial. Por isso, existem serviços de coleta de resíduos domésticos destinados a reutilização na confecção de bioprodutos. Para que o reaproveitamento seja viável, é importante que a coleta seja feita de forma correta. Para tal, um projeto estruturado de gestão de resíduos é essencial.

Desta forma, os bioprodutos são grandes aliados na hora de economizar e podem estar cada vez mais presentes em nossas casas. As opções são muitas, desde produtos de higiene a farmacêuticos, e estes auxiliam na limpeza e reciclagem urbana do país. Tudo é feito de forma sustentável, visando reduzir os impactos ambientais. E o mais importante, qualquer um pode contribuir fazendo a sua parte, de forma simples e econômica.

Quer saber mais sobre Bioprodutos? Entre em contato com a gente!

Para ficar por dentro de novos assuntos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria