Blog

Agricultura de Precisão: a chave para reduzir custos e aumentar os lucros da sua produção

Drone monitorando produção
Preocupado com o aumento do custo da safra 2020/2021? Saiba como a tecnologia pode ajudá-lo a contornar este problema e garantir um lucro ainda maior.

 

Embora a da produção agrícola esteja passando por uma boa fase em termos de rentabilidade, um aspecto vem preocupando muitos produtores: a alta no preço dos insumos. Representando cerca de 40% dos custos de uma produção, estes elementos, essenciais à produção, vem sofrendo os efeitos diretos da alta do dólar. Neste cenário, não há lugar para desperdício ou ineficiência. Então, como saber com precisão quais investimentos deve fazer e quando e onde aplicá-los?

A agricultura de precisão (AP) consiste em um conjunto de ferramentas e tecnologias que visam auxiliar o produtor de forma prática e eficiente. Com este suporte tecnológico, é possível mapear e analisar toda a área produtiva de maneira mais completa, aumentando consideravelmente o rendimento e a eficiência de uma produção agrícola.

O alto grau tecnológico da agricultura moderna tem transformado o agronegócio em uma área cada vez mais competitiva. Neste cenário, a agricultura de precisão toma uma relevância ainda maior à medida que aumenta a capacidade gerencial das empresas rurais, agregando especialização e profissionalismo à produção.

Introduzida no Brasil no início dos anos 90, a AP trouxe a utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System), computadores de bordo e sistemas capazes de gerar mapas de produtividade. Desde então vem evoluindo e ganhando espaço no agronegócio brasileiro. O setor é regulado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital, associada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em termos práticos, a AP consiste na obtenção e processamento de informações detalhadas e georreferenciadas sobre as áreas de cultivo agrícola. Desta forma, visa definir estratégias de manejo mais eficientes. Um exemplo é o uso racional de insumos, gerando economia e maior especificidade na escolha dos produtos a serem utilizados e das áreas nas quais a aplicação será feita.

Dentre os benefícios trazidos pela utilização da AP, podemos citar: redução de riscos e custos da produção; maior rapidez e assertividade na tomada de decisões; aumento da produtividade e benefícios ao meio ambiente, através do uso mais consciente e controlado de defensivos.

Por estes motivos, a AP é a maneira mais eficiente de gerenciar sua produção e assegurar uma margem de lucro mais confortável. Assim, ficará mais seguro para lidar com imprevistos e adversidades externas. 

Quer saber mais sobre Agricultura de Precisão? Entre em contato com a gente.
Para ficar por dentro de novos assuntos e informações importantes acerca desse tipo de assunto, acompanhe o nosso Instagram, ou entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 96686-9176

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria