Blog

PGRS: Já ouviu falar?

resíduos sólidos
Identifique os resíduos gerados em cada setor com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS).

Notícias de degradação do meio ambiente e o crescimento da poluição tem sido notícias frequentes na mídia nas últimas décadas. A preocupação com o impacto no planeta fez surgir uma consciência ambiental em parte da sociedade que pressionou governantes a iniciarem políticas públicas visando a preservação do meio ambiente, promovendo assim debates e a criação de leis para todas as esferas governamentais e sociais.

Desde a publicação da lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que pessoas jurídicas ou prestadores de serviços de determinadas atividades econômicas são obrigados a elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

O PGRS é a elaboração de um plano baseado na metodologia PDCA que constitui-se de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos os geradores de resíduos sólidos provindos dos serviços públicos de saneamento básico, resíduos industriais, resíduos de serviços de saúde, resíduos de mineração, além disso dependendo do caso, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos, as empresas de construção civil, terminais de transportes e atividades agrossilvopastoris. Em resumo, estabelecimentos que geram resíduos não coletados pelos serviços públicos de coleta deverão planejar, monitorar e destinar seus resíduos e ainda documentar esse processo.

E os que não são obrigados por lei, o que podem fazer para ter práticas mais sustentáveis? Podem realizar um Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS) que visa destinar resíduos descartados que podem ser reutilizados, reaproveitados ou reciclados em outras atividades. Como recipientes de plástico, de vidro, madeiras, papel ou papelão, componentes eletrônicos e outros tipos de “sucatas”. Além de ser responsável ambientalmente pode também ter um retorno financeiro.

Você sabe se você é obrigado ou não a elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Mesmo assim gostaria de um Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Precisa de ajuda? Veja o nosso portfólio e entre em contato com a gente!
Para saber mais, entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com, pelo telefone (21) 97253-6974 ou pelo nosso site e agende uma conversa conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preparado para a mudança?

Rua Passo da Pátria, n° 156 - Sala 452 Bloco D
São Domingos - Niterói - RJ

(21) 97253-6974

A Agrha Consultoria é uma instituição
SEM FINS LUCRATIVOS

Copyright © 2020 Agrha Consultoria