Casa sustentável

Dicas para uma casa sustentável

Aprenda como deixar sua casa um pouco mais sustentável com algumas simples ações

Arthur Nogueira

maio 31, 2020

Conseguir uma casa sustentável que possa combinar as vantagens econômicas com o desejo de ser ecologicamente mais correto, é um desejo que vem crescendo constantemente no Brasil e no mundo. Muitos pensam que para isso começar a ocorrer são necessárias grandes obras e investimentos, quando na verdade, algumas simples ações domésticas podem começar a fazer seu lar otimizar recursos naturais e economizar dinheiro.

Para ajuda-los a colocar em prático esse estilo de vida ecologicamente mais saudável para o planeta, elaboramos algumas simples dicas do que fazer em sua residência para torna-la mais sustentável:

– Economizar Energia elétrica:

. Retirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não utilizados, já que o stand by também consome energia, além de reduzir a vida útil dos aparelhos;

. Retirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não utilizados, já que o stand by também consome energia, além de reduzir a vida útil dos aparelhos;

. Trocar as lâmpadas convencionais por LEDs, que são muito mais eficientes. Além disso, é importante sempre procurar por eletrodomésticos de baixo consumo de energia (aqueles com símbolo A++ e A+++).

.Evitar abrir e fechar a geladeira desnecessariamente, além de evitar colocar alimentos quentes na mesma. Esse tipo de ação evita que o refrigerador trabalhe mais, o que acarreta maior consumo de energia.

. Preferir a luz natural à artificial durante o dia, portanto, abra suas janelas. Você pode também pintar as paredes com cores claras para oferecer luminosidade ao ambiente.

. Se possível, invista em painéis solares. É uma tecnologia que vem crescendo muito a cada ano e que está cada vez mais acessível, se tornando uma opção super viável de geração de energia elétrica limpa.

-Reduzir o consumo de água: 

. Instale uma descarga com caixa acoplada que tende a ser muito mais econômica que a comum. Além disso, coloque aeradores nas torneiras para controlar sua vazão.

. Tenha o hábito de regar as plantas no ínicio da manhã ou no final da tarde, para assim, evitar o excesso de evaporação da água.

. Lave toda a roupa acumulada de uma só vez para evitar o desperdício e use uma bacia para higienizar legumes e verduras.

. Tenha um sistema de captação de água da chuva. Um simples sistema de calhas ou cisternas pode ajudar recolhendo essa água para posteriormente ser utilizada em diversas funções domésticas.

– Presença de plantas:

. As plantas servem como purificadoras de ar naturais, além de darem vida a qualquer ambiente.

. As hortas verticais são ótimas alternativas para o cultivo de uma variedade de hortaliças em sua casa ou apartamento, que poderão servir eventualmente para sua alimentação.

 

– Gerenciar corretamente seus resíduos gerados:

. Separe e destine de maneira correta o lixo para a reciclagem.

. Tente sempre reutilizar. Potes de sorvete e de manteiga podem, por exemplo, se tornarem vasos para plantas.

. Transforme o óleo de cozinha usado em sabão. Aprenda como fazer clicando aqui.

. Use os resíduos orgânicos como adubo através de uma composteira. Esse instrumento pode ser feito com materiais simples que temos em casa. Acesse este link e veja como.

A Agrha Consultoria pode auxiliar você com projetos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Painéis Solares, Captação de Água da chuva, Eficiência Energética e Hortas Verticas.
Para saber mais, entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com, pelo telefone (21) 97253-6974 ou pelo nosso site e agende uma conversa conosco!

× Como posso te ajudar?