Projeto Noceno Café da empresa Vo Trong Nghia Architects

Bambu como substituto do aço do século XXI

O material mais fácil, mais forte, mais barato e mais durável para a construção de estruturas agora pode vir do seu quintal.

Vanessa Porfírio

abril 16, 2020

As pessoas tendem a associar o bambu a estruturas fracas, no entanto, esse não é o caso. O bambu é usado no campo da construção há muito tempo, mesmo antes de sua resistência à tração ser conhecida as pessoas costumavam construir casas, móveis, cercas e demais coisas com bambu.

O bambu supera o aço no quesito resistência à tração. Isso ocorre porque, quando consideramos a força de um material, há variáveis a serem lembradas. A resistência à tração pode ser definida como a resistência oferecida por uma objeção à quebra ou divisão sob tensão. E sim, neste caso, o bambu é mais resistente que o aço, pois possui uma estrutura molecular bem compactada se comparada ao aço.

O uso de aço no concreto é caro, e a produção de aço tem muitas desvantagens, como altos custos, poluição e degradação ambiental. O bambu, por outro lado, pode ser produzido a custos muito baixos e possui vários benefícios ambientais.
No entanto, não podemos usar o bambu para substituir o aço diretamente, pois a resistência à tração por si só não é suficiente, embora o bambu seja mais resistente e mais rígido do que outros materiais de construção.

A planta, no entanto, é propensa a ataques de insetos e pode se degradar na presença de água. A durabilidade e o encolhimento a longo prazo também são fatores a serem considerados.
“Acho que o bambu e o bambu laminado substituirão outros materiais e se tornarão o ‘aço verde’ do século 21”, disseram os arquitetos Vo Trong Nghia. “Espero que muitos arquitetos percebam o potencial do material e construam com bambu cada vez mais.” O bambu, que é uma espécie de grama gigante de crescimento extremamente rápido, cresce abundantemente, de forma rápida e barata no Vietnã, onde os bastões custam apenas um dólar cada.

A empresa vietnamita Vo Trong Nghia Architects concluiu vários projetos usando bambu, principalmente em seu país natal, o Vietnã. Eles variam de bares, cafés e restaurantes, onde o bambu é usado estruturalmente para formar arcos e cúpulas, a uma proposta para resolver a crise habitacional do Vietnã, com casas baratas com estrutura de aço revestidas de bambu. (Para ter acesso aos maravilhosos projetos da empresa acesse http://votrongnghia.com/projects/)

Outro mérito significativo do cultivo de bambu é que nenhuma parte da planta é desperdiçada, possuindo uma baixa geração de resíduo.
Levando esses fatos em consideração, é uma boa idéia promover o crescimento e o uso do bambu para garantir menores custos de vida e um ambiente melhor para as gerações futuras.

Nós da Agrha Consultoria podemos auxiliar você, com orientação e projetos de Ambiência Rural.
Estudamos as especificidades de cada local, para te dar um diagnóstico preciso e assim propor soluções e melhoramentos eficazes!
Entre em contato através do nosso e-mail marketing@agrha.com, pelo telefone (21) 97253-6974 ou acesse nosso site e agende uma conversa conosco.

× Como posso te ajudar?